Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INCLUSÃO EDUCACIONAL, EXCLUSÃO, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

De acordo com a pesquisa sobre a trajetória da Educação Especial é possível perceber que a discriminação e o preconceito estão presentes no pensamento instituído nos diferentes momentos da história. Com a evolução no atendimento à pessoa com deficiência, buscam-se possibilidades de aprendizagem, dando origem à inclusão educacional. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento sobre as pesquisas que trazem a discussão em torno da Inclusão Educacional, a partir do estudo da Teoria das representações sociais, que identifica no imaginário social, determinadas impressões sobre objetos, orientando e justificando práticas. A partir da análise de diferentes trabalhos sobre o tema foi possível identificar os seguintes objetos de estudo: educação inclusiva, inclusão, o deficiente e necessidades específicas; tendo como base o discurso de professores da rede regular de ensino e professores especializados; além de promover o estudo da relação inclusão/exclusão no ambiente educacional, a fim de identificar os significados contidos no pensamento social, construídos e enraizados neste ambiente. Assim, foram analisadas 9 pesquisas, produzidas no período entre 2004 e 2012, na rede pública de ensino, no Ensino Fundamental, que utilizam como método de coleta de dados testes de livre evocação, questionários e entrevistas semi-diretivas; para a verificação dos dados utilizam técnicas como a análise de evocação e análise de conteúdo segundo Bardin. Neste sentido, é possível observar que as pesquisas mostram o trabalho centrado no amor, com paciência e afetividade, além da obrigatoriedade, além de sugerir a exclusão como ainda latente no ambiente escolar.

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