Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL ENTRE 1917-1945 SOB A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO

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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho tem por objetivo traçar uma trajetória histórica dos ideais eugênicos que influenciaram diversas práticas sociais e a educação brasileira apresentada por Jérry Dávila em “Diploma de Brancura”. O ponto de partida é a contextualização do tema da eugenia que marcou as discussões educacionais desde a segunda metade do século XIX, quando surgiram as primeiras ideias de branqueamento da população brasileira. As Constituições de 1934 e de 1937 apresentam propostas para a educação relacionadas aos ideais eugênicos, tais como o estímulo à educação eugênica e higiene social e a obrigatoriedade, prevista na constituição de 1937, da educação física em todos os níveis de ensino, como medida para se alcançar a estética ideal da eugenia. Estes aspectos nos mostra a influência dos ideais eugênicos na constituição do sistema organizado de educação pública do Brasil entre 1917-1945, período este, extremamente decisivo para a educação.

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