Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EFETIVIDADE DA CIDADANIA COMO INSTRUMENTOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CIDADANIA, NOVAS TECNOLOGIAS, PORTADOR DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o direito de acesso à educação dos portadores de deficiência intelectual, como exercício da cidadania, sobre a legislação pertinente ao tema, bem como a necessidade da inserção das novas tecnologias (informação e comunicação) para se construir, por meio das políticas públicas, uma prática pedagógica fundamentada nas necessidades de todos, de forma igualitária e, consequentemente, o desenvolvimento educacional, cultural e social do ser humano. Aborda ainda os problemas brasileiros atuais entre a criação de normas sobre o tema e sua efetivação social no que tange especialmente à inclusão desses portadores nas escolas em todas as fases do ensino. O estudo apresenta também o portador da Síndrome de Down como exemplo de deficiente intelectual com direito à educação especial apontando os benefícios dessa inclusão para o indivíduo e para a sociedade como efetivação do princípio da igualdade normatizado em nossa Constituição Federal.

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