Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS. NOVAS PRÁTICAS, JOVENS APRENDIZES

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS DIGITAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

As Tecnologias digitais cada vez se modernizam e expandem vivemos em uma sociedade repleta de informação onde as pessoas acessam de forma imediata e em tempo real, fatos, dados e situações que acontecem no mundo todo. Isto fez com que se intensificasse o uso da internet, principalmente através de dispositivos móveis, e das redes sociais digitais. Para verificar o impacto desse “fenômeno” e as implicações do mesmo no ensino e na aprendizagem dos adolescentes e jovens aplicamos um questionário a 125 pessoas, de 11 a 19 anos, através do “Survey Monkey” software e ferramenta gratuita de elaboração e aplicação de questionários online. Além dos dados de identificação da amostra e de perguntas abertas apresentamos uma lista de asserções sobre a internet e solicitamos: “Avalie as afirmativas pontuando 1 como menos relevante e 5 como mais relevante”. Além da unanimidade quanto ao acesso à internet todos os dias (em média 22,5 horas por semana), 114 dos respondentes ao questionário afirmaram utilizar redes sociais. Ao verificar as asserções mais valoradas como muito relevantes na segunda parte do instrumento, três obtiveram relevo: A internet é um espaço para se comunicar com as pessoas; permite saber o que está acontecendo; e serve para fazer trabalhos da escola. As justificativas para a utilização da virtualidade enfatizaram rapidez, praticidade, agilidade, objetividade, prazer, sucesso. As instituições educacionais, no entanto, ainda não assumiram essas tecnologias como ferramenta pedagógica, incorporada à prática cotidiana.

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