Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM AIQUARA-BA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONQUISTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110188
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1875
    "inscrito_id" => 6117
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM AIQUARA-BA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONQUISTAS"
    "resumo" => "A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. Ela é inserida nas políticas educacionais nacionais e visa assegurar as pessoas jovens, adultas e idosas o direito à educação, considerando as especificidades do seu tempo humano, consoantes com seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua existência. Este artigo tem como objeto de estudo a EPJAI na cidade de Aiquara-Bahia e traz como questão norteadora: quais os desafios enfrentados pela EPJAI no município de Aiquara? Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral, compartilhar o cenário vivenciado pela EPJAI no município e como objetivo específico apresentar as reflexões e ações desenvolvidas no âmbito municipal para enfrentamentos dos desafios apresentados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente nos fundamentamos na pesquisa documental segundo (Lüdke e André, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática. A primeira seção versa sobre a Trajetória da EPJAI no Brasil bem como os Princípios, Função e Público-alvo. A segunda parte aborda a discussão sobre EPJAI no município de Aiquara-Bahia: Base legal, Concepção curricular e os Desafios, Reflexões e Conquistas Esse trabalho se fundamenta nos documentos oficiais da Educação nacional como a LDB 9.94/96, na Diretrizes Curriculares Nacionais da EPJAI e nos autores (Moacir Gadotti, 2008; Miguel Arroyo, 2014; Freire, 2018). A Educação de Jovens e Adultos ainda tem um caminho a percorrer para que se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673f226b308e7_21112024090707.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-21 09:07:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM  MOREIRA DA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriammoreiraj@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110188
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1875
    "inscrito_id" => 6117
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM AIQUARA-BA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONQUISTAS"
    "resumo" => "A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. Ela é inserida nas políticas educacionais nacionais e visa assegurar as pessoas jovens, adultas e idosas o direito à educação, considerando as especificidades do seu tempo humano, consoantes com seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua existência. Este artigo tem como objeto de estudo a EPJAI na cidade de Aiquara-Bahia e traz como questão norteadora: quais os desafios enfrentados pela EPJAI no município de Aiquara? Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral, compartilhar o cenário vivenciado pela EPJAI no município e como objetivo específico apresentar as reflexões e ações desenvolvidas no âmbito municipal para enfrentamentos dos desafios apresentados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente nos fundamentamos na pesquisa documental segundo (Lüdke e André, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática. A primeira seção versa sobre a Trajetória da EPJAI no Brasil bem como os Princípios, Função e Público-alvo. A segunda parte aborda a discussão sobre EPJAI no município de Aiquara-Bahia: Base legal, Concepção curricular e os Desafios, Reflexões e Conquistas Esse trabalho se fundamenta nos documentos oficiais da Educação nacional como a LDB 9.94/96, na Diretrizes Curriculares Nacionais da EPJAI e nos autores (Moacir Gadotti, 2008; Miguel Arroyo, 2014; Freire, 2018). A Educação de Jovens e Adultos ainda tem um caminho a percorrer para que se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673f226b308e7_21112024090707.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-21 09:07:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM  MOREIRA DA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriammoreiraj@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. Ela é inserida nas políticas educacionais nacionais e visa assegurar as pessoas jovens, adultas e idosas o direito à educação, considerando as especificidades do seu tempo humano, consoantes com seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua existência. Este artigo tem como objeto de estudo a EPJAI na cidade de Aiquara-Bahia e traz como questão norteadora: quais os desafios enfrentados pela EPJAI no município de Aiquara? Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral, compartilhar o cenário vivenciado pela EPJAI no município e como objetivo específico apresentar as reflexões e ações desenvolvidas no âmbito municipal para enfrentamentos dos desafios apresentados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente nos fundamentamos na pesquisa documental segundo (Lüdke e André, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática. A primeira seção versa sobre a Trajetória da EPJAI no Brasil bem como os Princípios, Função e Público-alvo. A segunda parte aborda a discussão sobre EPJAI no município de Aiquara-Bahia: Base legal, Concepção curricular e os Desafios, Reflexões e Conquistas Esse trabalho se fundamenta nos documentos oficiais da Educação nacional como a LDB 9.94/96, na Diretrizes Curriculares Nacionais da EPJAI e nos autores (Moacir Gadotti, 2008; Miguel Arroyo, 2014; Freire, 2018). A Educação de Jovens e Adultos ainda tem um caminho a percorrer para que se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.