Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ANA, PNAIC E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO, PNAIC, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este texto visa apresentar o percurso de uma investigação em andamento que tem como objetivo acompanhar a implementação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Duque de Caxias. Buscando o alcance deste objetivo a pesquisa traz uma perspectiva metodológica que “considera que o fenômeno ou processo social tem que ser entendido nas suas determinações e transformações dadas pelos sujeitos” (MINAYO, 2002). Neste estudo, resgatamos a constituição do Ciclo de Alfabetização na rede pesquisada, uma das redes pioneiras na implementação dos ciclos no Brasil, até a adesão ao PNAIC. Os primeiros achados baseiam-se em estudos da legislação vigente no Brasil e no município de Duque de Caxias, assim como na materialização e reverberação destas duas políticas públicas no cotidiano das escolas. Perceber que nas escolas acompanhadas pela pesquisa os alunos não são tratados como números, como sugere a cultura do exame, que despersonaliza os dados, e, sim, sujeitos com histórias de vida, tem sido gratificante nesta trajetória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.