Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AMAZÔNIA RIBEIRINHA: UMA LEITURA CONTRA HEGEMÔNICA PARA O COMBATE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS QUE GERAM A EXCLUSÃO

Palavra-chaves: RIBEIRINHOS, AMAZÔNIA, CULTURA, IDENTIDADE, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada na Amazônia Ribeirinha, especificamente na vila do Açaizal, localizada no estado do Amapá, com o objetivo de analisar os elementos simbólicos que caracterizam a cultura e identidade dos ribeirinhos e o processo de aprendizagem desses elementos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com doze moradores, sendo, uma benzendeira, quatro fundadores da vila, três idosos e quatro alunos do ensino fundamental, sendo duas crianças e dois adolescentes, que foram identificados no texto por letras e números. Os dados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cultura e identidade são marcadas pela produção e reprodução dos elementos simbólicos que fazem parte do contexto social, cultural, religioso e econômico dos ribeirinhos da vila do Açaizal, esses elementos são apreendidos e transmitidos por meio da linguagem oral, não há um tempo, nem local especifico para aprendizagem, os educadores são os mais velhos que ensinam as crianças, jovens e adultos. Conclui-se que o espaço para a socialização dos elementos simbólicos é a natureza onde vivem, convivem e sobrevivem os ribeirinhos; e para combater os processos educacionais que levam a exclusão, faz-se necessário aos educadores, gestores e ao Estado, enquanto ente promotor de políticas públicas, levar em consideração toda essa diversidade que caracteriza a cultura e as identidades dos ribeirinhos na Amazônia.

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