Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SER PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE TERESINA PI

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE, DIFICULDADES DE ENSINAR, ALUNOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11013
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 662
    "titulo" => "ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SER PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE TERESINA PI"
    "resumo" => "Esta pesquisa qualitativa, descritiva, registrada através da realização de entrevistas semiestruturadas teve como objetivo elucidar a percepção de cinco docentes sobre o ensino de Matemática enunciando as dificuldades de ensinar essa disciplina no 5º ano do ensino fundamental foi realizada a partir dos questionamentos: Quais são as percepções sobre ser professora de Matemática no 5º ano do ensino fundamental? E, quais são as dificuldades vivenciadas no cotidiano dessa prática docente em escolas públicas estaduais de Teresina PI? Nos discursos das professoras as dificuldades são encontradas diante das deficiências de aprendizagem, da indisciplina, da falta de interesse, da falta de acompanhamento, do descompromisso dos professores, do trabalho solitário, da formação ineficiente, da falta de reflexão sobre a ação. Porém, na contra mão destes relatos estão as potencialidades dos/as alunos/as de atuarem no papel principal no palco da sala de aula. Eles desejam participar, opinar, duvidar, negar. A inquietação constante dos/as meninos revelava vontade de fazer Matemática juntamente com sua professora. O/as alunos/as são portadores de um potencial de investigação, pesquisa e descoberta que, muitas vezes, não é reconhecido em sala de aula porque falta às professoras o aporte teórico-metodológico para ensinar Matemática, uma vez que as dificuldades enfrentadas resultam da inadequada exploração dos conteúdos Matemáticos nas aulas. É necessário refletir sobre a prática docente revendo questões inerentes à formação, ao planejamento didático e as demandas Matemáticas dos/as alunos/as. Nem sempre os saberes já construídos serão eficazes diante da realidade, muitas vezes as decisões precisam ser tomadas em acordo com a oportunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE, DIFICULDADES DE ENSINAR, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID662_24042015002248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11013
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 662
    "titulo" => "ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SER PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE TERESINA PI"
    "resumo" => "Esta pesquisa qualitativa, descritiva, registrada através da realização de entrevistas semiestruturadas teve como objetivo elucidar a percepção de cinco docentes sobre o ensino de Matemática enunciando as dificuldades de ensinar essa disciplina no 5º ano do ensino fundamental foi realizada a partir dos questionamentos: Quais são as percepções sobre ser professora de Matemática no 5º ano do ensino fundamental? E, quais são as dificuldades vivenciadas no cotidiano dessa prática docente em escolas públicas estaduais de Teresina PI? Nos discursos das professoras as dificuldades são encontradas diante das deficiências de aprendizagem, da indisciplina, da falta de interesse, da falta de acompanhamento, do descompromisso dos professores, do trabalho solitário, da formação ineficiente, da falta de reflexão sobre a ação. Porém, na contra mão destes relatos estão as potencialidades dos/as alunos/as de atuarem no papel principal no palco da sala de aula. Eles desejam participar, opinar, duvidar, negar. A inquietação constante dos/as meninos revelava vontade de fazer Matemática juntamente com sua professora. O/as alunos/as são portadores de um potencial de investigação, pesquisa e descoberta que, muitas vezes, não é reconhecido em sala de aula porque falta às professoras o aporte teórico-metodológico para ensinar Matemática, uma vez que as dificuldades enfrentadas resultam da inadequada exploração dos conteúdos Matemáticos nas aulas. É necessário refletir sobre a prática docente revendo questões inerentes à formação, ao planejamento didático e as demandas Matemáticas dos/as alunos/as. Nem sempre os saberes já construídos serão eficazes diante da realidade, muitas vezes as decisões precisam ser tomadas em acordo com a oportunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE, DIFICULDADES DE ENSINAR, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID662_24042015002248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, descritiva, registrada através da realização de entrevistas semiestruturadas teve como objetivo elucidar a percepção de cinco docentes sobre o ensino de Matemática enunciando as dificuldades de ensinar essa disciplina no 5º ano do ensino fundamental foi realizada a partir dos questionamentos: Quais são as percepções sobre ser professora de Matemática no 5º ano do ensino fundamental? E, quais são as dificuldades vivenciadas no cotidiano dessa prática docente em escolas públicas estaduais de Teresina PI? Nos discursos das professoras as dificuldades são encontradas diante das deficiências de aprendizagem, da indisciplina, da falta de interesse, da falta de acompanhamento, do descompromisso dos professores, do trabalho solitário, da formação ineficiente, da falta de reflexão sobre a ação. Porém, na contra mão destes relatos estão as potencialidades dos/as alunos/as de atuarem no papel principal no palco da sala de aula. Eles desejam participar, opinar, duvidar, negar. A inquietação constante dos/as meninos revelava vontade de fazer Matemática juntamente com sua professora. O/as alunos/as são portadores de um potencial de investigação, pesquisa e descoberta que, muitas vezes, não é reconhecido em sala de aula porque falta às professoras o aporte teórico-metodológico para ensinar Matemática, uma vez que as dificuldades enfrentadas resultam da inadequada exploração dos conteúdos Matemáticos nas aulas. É necessário refletir sobre a prática docente revendo questões inerentes à formação, ao planejamento didático e as demandas Matemáticas dos/as alunos/as. Nem sempre os saberes já construídos serão eficazes diante da realidade, muitas vezes as decisões precisam ser tomadas em acordo com a oportunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.