Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ATIVIDADES, SURDOS Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A alfabetização de pessoas com surdez diferencia-se da aquisição da escrita por alunos ouvintes. Materiais pedagógicos coerentes são fundamentais para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. O presente estudo tem como objetivo analisar atividades de alfabetização de estudantes surdos. A pesquisa é qualitativa numa proposta de delineamento exploratório quanto ao seu objetivo e documental quanto ao seu procedimento. Para o desenvolvimento da pesquisa será realizada a coleta e análise das atividades voltadas à alfabetização de alunos surdos da rede regular de ensino. Os procedimentos para a apreciação dos materiais serão as categorias de análise, criadas a partir da fundamentação teórica dos estudos de Capovilla e Capovilla (2002), Capovilla e Raphael (2005) e Fernandes (2003; 2006), que servirão para reflexão e análise das atividades, conforme as especificidades de aprendizagem dos alunos surdos. Os estudos levantados para criação de categorias foram desenvolvidos por meio da pesquisa empírica, e apontam como princípio que a pessoa com surdez apropria-se do mundo e estabelece interações sociais por meio de uma língua não-alfabética, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas, devem apropriar da língua alfabética escrita, que no Brasil é a Língua Portuguesa (L2). Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundar conhecimentos, com atividades adequadas, sobre as práticas voltadas à alfabetização de surdos.

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