Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE TEXTOS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, MÉTODO A PARTIR DE TEXTOS, MÉTODO A PARTIR DE TEXTOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Para entender os princípios do método a partir de textos é fundamental exibir as especificidades entre os termos Alfabetização e Letramento, uma vez que, este último é um dos pilares para se aplicar efetivamente a alfabetização a partir de textos. Será debatido como esses termos surgiram, de que cada um se encarrega, como foram abordados em diferentes países e, especificamente no Brasil, como é tratado na atualidade. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo elucidar algumas das principais questões que norteiam o método a partir de textos: como surgiu, seus princípios, como se fundamenta, procedimentos de aplicação, vantagens e desvantagens e, por fim, considerações finais observadas sobre o método. Método: Para o desenvolvimento do trabalho realiza-se uma pesquisa científica a partir de textos estudados na aula de Processos de Alfabetização, dentre outros. Resultados: O método a partir de textos é dividido em etapas sistemáticas contextualizadas, que partem de um todo para partes menores. Não é preciso saber codificar e decodificar para ser apresentado a um texto e entender sua função social. A alfabetização a partir de textos é, inicialmente, baseada da visualização. Isso permite ao aluno a impressão de que ele caminha rápido para chegar ao que almeja: o entendimento, leitura e escrita de uma mensagem. Conclusões: Após longa pesquisa sobre os métodos de alfabetização, com destaque para o método a partir de texto, podemos concluir que este assim como outros métodos analíticos e sintéticos possui seus pós e contras, e independente do método usado a criança é capaz de aprender. Todavia, os métodos analíticos em geral proporcionam à criança o desejo de tomar conhecimento sem que este processo se torne extremamente cansativo e repetitivo. Sendo assim, o método a partir de textos pode ser considerado o mais eficiente e adequado para ser trabalhado com crianças que estão sendo alfabetizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.