Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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ADOÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Em programas que adotam a informática na educação para superar dificuldades, há sempre crenças e concepções dos diversos envolvidos que divergem, o que entendemos como elemento dificultador para a eficácia do programa. No programa “Turma de Projetos” implantado em uma escola pública na Baixada Fluminense para alunos em situação de distorção série-idade, com a adoção da informática educativa para superar dificuldades de aprendizagem, notamos a distância entre a concepção dos envolvidos, tanto no que tange ao que entendem sobre Dificuldade de Aprendizagem (DA), quanto à expectativa da adoção do computador para superar DA. Adotamos a análise do discurso, optando pela análise dos dados através da estratégia argumentativa. Destacamos as concepções dos envolvidos no programa através de esquemas, enfatizando as metáforas evocadas na argumentação e principais crenças contidas no discurso. O confronto entre os discursos e concepções das docentes do mesmo programa, ao revelar distanciamentos tanto em relação ao que se concebe por DA, quanto à expectativa depositada no computador para superá-la, pode interferir no resultado empreendido. Acreditamos que elas se dedicam ao programa com medidas diferentes, já que depositam crenças distantes sobre DA e a adoção da informática para ajudar nesta superação.

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