Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS PAUTADAS NO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM COMO ALTERNATIVA À DUPLA EXCLUSÃO

Palavra-chaves: ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS, DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos, por diversos motivos tem recebido alunos com necessidades educacionais especiais, que devido ao despreparo dos docentes ou a ações ainda pautadas no modelo tradicional, ficam à margem do processo educativo. Este estudo, com uma metodologia descritiva e dialética aborda uma experiência de uma escola da região metropolitana do Rio de Janeiro buscando demonstrar o quanto adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem que envolvem o currículo, o posicionamento docente e os recursos adequados podem estimular e promover um desenvolvimento acadêmico deste público, podendo ajudar com a interação com o mundo, e principalmente desenvolver o pensamento crítico e a autoestima. Também há a análise bibliográfica acerca dos temas estreitamente ligados ao objeto de estudo, correlacionando a discussão com a pesquisa, destacando a importância das conclusões no campo da Educação. Como resultados, algumas reflexões foram possíveis acerca dos processos de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais, discutindo como esses processos podem se dar por meio de práticas pedagógicas adequadas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.