Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Palavra-chaves: ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Metodologias de pesquisa
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10991
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA"
    "resumo" => "O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação (UC) de importância significativa do ponto de vista ambiental, cultural e educativo. O processo histórico, pelo qual passou, proporcionou ao Parque um diferencial que o destaca entre as demais UC do Brasil, enquanto patrimônio natural, paisagístico e cultural que representa. Dessa forma, o relevante potencial didático multidisciplinar a ele associado mostra-se capaz de contribuir intensamente ao ensino formal. O Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca, baseado na Trilha dos Estudantes, visa apresentar essa UC abordando assuntos das disciplinas de Ciências/Biologia, Geografia, História e Artes. O presente trabalho objetiva aplicar o roteiro proposto pelo guia durante as visitas com alunos da Educação Básica, avaliando sua satisfação por meio de um questionário. Nas visitas guiadas com turmas escolares, os alunos divididos em grupos, foram orientados por monitores da equipe desta pesquisa que realizavam as intervenções didáticas de forma interativa e multidisciplinar, estimulando uma participação mais ativa dos estudantes. Durante as caminhadas na trilha interpretativa, os alunos foram estimulados a refletir sobre a importância da preservação do Parque para a cidade do Rio de Janeiro; a relação direta entre a existência dessa grande área verde e a proteção dos mananciais; a presença das obras de arte e de espécies vegetais exóticas, entre outros pontos, todos apresentados num contexto histórico. Dados iniciais, coletados em 2014, correspondem a 214 questionários respondidos de um total de 300 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, guiados na presente pesquisa. Dentre os resultados que mais se destacam estão o percentual de 96% dos alunos que consideram importante o contato com a natureza; 80% afirmando que retornarão ao Parque e 98% que avaliam como positiva a aula realizada no local. Esses resultados preliminares mostram a importância do uso desta UC como espaço não formal de ensino e reiteram o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca como referência que pode ser utilizada pelos professores para o planejamento e realização de suas aulas externas na Trilha dos Estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Metodologias de pesquisa"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA10_ID626_05062015215335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA FREY DE S. THIAGO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA THIAGO"
    "autor_email" => "anasthiago41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10991
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA"
    "resumo" => "O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação (UC) de importância significativa do ponto de vista ambiental, cultural e educativo. O processo histórico, pelo qual passou, proporcionou ao Parque um diferencial que o destaca entre as demais UC do Brasil, enquanto patrimônio natural, paisagístico e cultural que representa. Dessa forma, o relevante potencial didático multidisciplinar a ele associado mostra-se capaz de contribuir intensamente ao ensino formal. O Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca, baseado na Trilha dos Estudantes, visa apresentar essa UC abordando assuntos das disciplinas de Ciências/Biologia, Geografia, História e Artes. O presente trabalho objetiva aplicar o roteiro proposto pelo guia durante as visitas com alunos da Educação Básica, avaliando sua satisfação por meio de um questionário. Nas visitas guiadas com turmas escolares, os alunos divididos em grupos, foram orientados por monitores da equipe desta pesquisa que realizavam as intervenções didáticas de forma interativa e multidisciplinar, estimulando uma participação mais ativa dos estudantes. Durante as caminhadas na trilha interpretativa, os alunos foram estimulados a refletir sobre a importância da preservação do Parque para a cidade do Rio de Janeiro; a relação direta entre a existência dessa grande área verde e a proteção dos mananciais; a presença das obras de arte e de espécies vegetais exóticas, entre outros pontos, todos apresentados num contexto histórico. Dados iniciais, coletados em 2014, correspondem a 214 questionários respondidos de um total de 300 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, guiados na presente pesquisa. Dentre os resultados que mais se destacam estão o percentual de 96% dos alunos que consideram importante o contato com a natureza; 80% afirmando que retornarão ao Parque e 98% que avaliam como positiva a aula realizada no local. Esses resultados preliminares mostram a importância do uso desta UC como espaço não formal de ensino e reiteram o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca como referência que pode ser utilizada pelos professores para o planejamento e realização de suas aulas externas na Trilha dos Estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Metodologias de pesquisa"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA10_ID626_05062015215335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA FREY DE S. THIAGO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA THIAGO"
    "autor_email" => "anasthiago41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação (UC) de importância significativa do ponto de vista ambiental, cultural e educativo. O processo histórico, pelo qual passou, proporcionou ao Parque um diferencial que o destaca entre as demais UC do Brasil, enquanto patrimônio natural, paisagístico e cultural que representa. Dessa forma, o relevante potencial didático multidisciplinar a ele associado mostra-se capaz de contribuir intensamente ao ensino formal. O Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca, baseado na Trilha dos Estudantes, visa apresentar essa UC abordando assuntos das disciplinas de Ciências/Biologia, Geografia, História e Artes. O presente trabalho objetiva aplicar o roteiro proposto pelo guia durante as visitas com alunos da Educação Básica, avaliando sua satisfação por meio de um questionário. Nas visitas guiadas com turmas escolares, os alunos divididos em grupos, foram orientados por monitores da equipe desta pesquisa que realizavam as intervenções didáticas de forma interativa e multidisciplinar, estimulando uma participação mais ativa dos estudantes. Durante as caminhadas na trilha interpretativa, os alunos foram estimulados a refletir sobre a importância da preservação do Parque para a cidade do Rio de Janeiro; a relação direta entre a existência dessa grande área verde e a proteção dos mananciais; a presença das obras de arte e de espécies vegetais exóticas, entre outros pontos, todos apresentados num contexto histórico. Dados iniciais, coletados em 2014, correspondem a 214 questionários respondidos de um total de 300 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, guiados na presente pesquisa. Dentre os resultados que mais se destacam estão o percentual de 96% dos alunos que consideram importante o contato com a natureza; 80% afirmando que retornarão ao Parque e 98% que avaliam como positiva a aula realizada no local. Esses resultados preliminares mostram a importância do uso desta UC como espaço não formal de ensino e reiteram o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca como referência que pode ser utilizada pelos professores para o planejamento e realização de suas aulas externas na Trilha dos Estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.