Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 230
A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: UM MÉTODO EFICAZ PARA MELHORIA NO ENSINO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS, PRÁTICA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a tecnologia na educação contribuindo para melhoria no ensino. Foi feito um estudo bibliográfico iniciado a partir da discussão, pautada na apresentação de algumas reflexões teóricas e práticas em torno dos mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino e aprendizagem através da internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, onde as tecnologias digitais têm o poder de transformar e criar novos subsídios metodológicos para educação. Esta análise trabalha com a ideia de um poder produtor, emaranhado em micro situações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia, também, novas brechas para resistências. Desse modo, é de se esperar que a escola, trabalhe, através dos recursos tecnológicos, permitindo ao aluno uma formação global, engajados com as principais mudanças sociais existentes. Procurou-se aqui definir conceitos e especificidades, considerando que o domínio das competências comunicativas contribui de forma relevante para a formação cultural, social e intelectual dos alunos. É essencial que o professor se aproprie de saberes advindos com a presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação para que possam ser utilizadas em sala de aula e sistematizá-las em sua prática pedagógica, pois a internet, por exemplo, é um meio que catalisa acesso a diversos mecanismos de informações e atualizam dinamicamente as informações, assim, utilizar essa ferramenta como recurso didático é uma maneira eficiente de letrar os discentes de forma dinâmica e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.