A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA PRESENÇA NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 10981 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA PRESENÇA NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho busca mostra um pouco sobre o desafia de utilizar as Novas Tecnologias aplicadas na educação no dia-a-dia da população, na sociedade atual e no Vale do Mamanguape paraibano onde foi realizada a pesquisa denominada ‘A utilização de novas tecnologias em práticas educativas nas escolas da rede pública – escolas do campo, escolas indígenas e escolas da periferia do Vale do Mamanguape – PB’, que conto com o apoio institucional do PROLICEN/UFPB/2013, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS/CNPq, envolvendo estudantes e professores dos Cursos de Pedagogia, Sistema de Informação e Ciências da Computação e Matemática vinculados ao Campus IV – CCAE – UFPB. Essa ação educativa ancora-se na pesquisa-ação e busca também retratar com a pesquisa o capital cultural e social nas comunidades onde as escolas estão inseridas (ALMEIDA, 2005; PALHANO, 2010). A pesquisa é desenvolvida junto aos estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e Médio das Escolas do Vale do Mamanguape – Paraibano. Como resultados pode-se apontar um banco de dados com o espaço amostral de 179 escolas - indicam uma grande urgência de investimentos na formação de educadores na temática das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, pois: a) das 179 escolas pesquisadas um total 71% delas os professores não utilizam o computador nas suas atividades escolares; b) nessas escolas também foram constatados que 83% não possuem professores de informática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID1326_05052015234456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZIMAR RODRIGUES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "rozimar.rodrigues@dce.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10981 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA PRESENÇA NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho busca mostra um pouco sobre o desafia de utilizar as Novas Tecnologias aplicadas na educação no dia-a-dia da população, na sociedade atual e no Vale do Mamanguape paraibano onde foi realizada a pesquisa denominada ‘A utilização de novas tecnologias em práticas educativas nas escolas da rede pública – escolas do campo, escolas indígenas e escolas da periferia do Vale do Mamanguape – PB’, que conto com o apoio institucional do PROLICEN/UFPB/2013, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS/CNPq, envolvendo estudantes e professores dos Cursos de Pedagogia, Sistema de Informação e Ciências da Computação e Matemática vinculados ao Campus IV – CCAE – UFPB. Essa ação educativa ancora-se na pesquisa-ação e busca também retratar com a pesquisa o capital cultural e social nas comunidades onde as escolas estão inseridas (ALMEIDA, 2005; PALHANO, 2010). A pesquisa é desenvolvida junto aos estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e Médio das Escolas do Vale do Mamanguape – Paraibano. Como resultados pode-se apontar um banco de dados com o espaço amostral de 179 escolas - indicam uma grande urgência de investimentos na formação de educadores na temática das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, pois: a) das 179 escolas pesquisadas um total 71% delas os professores não utilizam o computador nas suas atividades escolares; b) nessas escolas também foram constatados que 83% não possuem professores de informática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID1326_05052015234456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZIMAR RODRIGUES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "rozimar.rodrigues@dce.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }