Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA E O LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO.

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, ESCOLA DO CAMPO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento
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      RESUMO\r\n
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           O presente artigo faz uma abordagem a respeito da Leitura Literária como objeto do Ensino e a possível possibilidade de construção do letramento através das atividades realizadas e desenvolvidas pela prática docente no âmbito formal do sistema escolar na Educação do Campo. Levando em consideração que segundo Magda Soares (1998, p.39), letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita; é também o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Envolvendo as atividades do professor e do aluno, valendo salientar os obstáculos naturais e a realidade da “Escola do Campo”, principalmente em assentamento da zona rural. Partindo do pressuposto que a educação é um instrumento que possibilita a mudança de nível de libertação e conscientização, podendo até influenciar as pessoas em qualquer lugar em todo o mundo. O Letramento acontece dentro e fora da escola embora seja a escola a principal agência de letramento e dispõe de condições de poder transformador através de tudo quanto é realizado durante as “aulas” em todas as disciplinas. Portanto, destacamos apenas nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, nas atividades realizadas  no processo de  ensino e aprendizagem  da  leitura e escrita  no primeiro Ano do Ensino Médio  na Escola Estadual Arnaldo Maroja, através da observação participante e questionários com os professores e alunos, procurando diagnosticar o nível de letramento. Analisando assim os tipos de atividades realizadas e  os  recursos  usados  no  conjunto das  práticas  sociais  que envolvam a leitura , mediante o aspecto teórico-metodológico docente e o modo como eles dirigem, orientam e avaliam.   Conforme  o contexto sociocultural  dos alunos, procurando fazer a relação com as teorias  de alguns teóricos da área e as Diretrizes Operacionais da Língua Portuguesa e as respectivas variações dialetais da comunidade  procurando  atingir um processo mais profundo do que apenas sua capacidade de ler e escrever. \r\n
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO O presente artigo faz uma abordagem a respeito da Leitura Literária como objeto do Ensino e a possível possibilidade de construção do letramento através das atividades realizadas e desenvolvidas pela prática docente no âmbito formal do sistema escolar na Educação do Campo. Levando em consideração que segundo Magda Soares (1998, p.39), letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita; é também o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Envolvendo as atividades do professor e do aluno, valendo salientar os obstáculos naturais e a realidade da “Escola do Campo”, principalmente em assentamento da zona rural. Partindo do pressuposto que a educação é um instrumento que possibilita a mudança de nível de libertação e conscientização, podendo até influenciar as pessoas em qualquer lugar em todo o mundo. O Letramento acontece dentro e fora da escola embora seja a escola a principal agência de letramento e dispõe de condições de poder transformador através de tudo quanto é realizado durante as “aulas” em todas as disciplinas. Portanto, destacamos apenas nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, nas atividades realizadas no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no primeiro Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Arnaldo Maroja, através da observação participante e questionários com os professores e alunos, procurando diagnosticar o nível de letramento. Analisando assim os tipos de atividades realizadas e os recursos usados no conjunto das práticas sociais que envolvam a leitura , mediante o aspecto teórico-metodológico docente e o modo como eles dirigem, orientam e avaliam. Conforme o contexto sociocultural dos alunos, procurando fazer a relação com as teorias de alguns teóricos da área e as Diretrizes Operacionais da Língua Portuguesa e as respectivas variações dialetais da comunidade procurando atingir um processo mais profundo do que apenas sua capacidade de ler e escrever. Palavras-chaves : LEITURA – LITERATURA – LETRAMENTO – ESCOLA DO CAMPO

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