Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOCIOPOÉTICA

Palavra-chaves: PESQUISA, SOCIOPOÉTICA, RODA DE CULTURA, PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Metodologias de pesquisa
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10978
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "A PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOCIOPOÉTICA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma descrição de experiências desenvolvidas com os/as discentes do Curso de Pedagogia, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos-Piauí, nesse ano de 2015, acerca das concepções do termo pesquisa. O objetivo deste trabalho é compreender “o que é pesquisa” para os/as discentes desse curso e como essas concepções contribuem facilitando ou dificultando a inserção dessas/es na prática científica universitária. Durante a disciplina Prática e Pesquisa Educativa II, realizamos várias atividades estimuladoras do ato de pesquisar e de desconstruir visões negativas e errôneas trazidas pelas/os discentes sobre essa prática. O referido estudo é desenvolvido sob o foco da abordagem filosófica da Sociopoética, por reconhecer seu poder de captar de forma criativa e artística as impressões, percepções elaborando dados que possibilitam ricos e potentes resultados de investigação científica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, exploratória. É resultado de trabalho coletivo realizado em forma de oficina única, em roda de cultura sociopoética, no tempo de quatro horas, com vinte e cinco discentes. Percebemos que a produção dos dados na oficina transformou-se em momento de encontro dos desejos na prática científica universitária dessas/es co-pesquisadoras/es. Os achados deste estudo revelam as concepções sobre o que é pesquisa,  e interpretamos que as/os discentes do Curso de Pedagogia valorizam a pesquisa científica universitária, mas se colocam distantes dessa prática por não se sentirem preparados para vivê-la  na ambiência universitária. Esse distanciamento da prática científica pareceu-nos, pelos dados fornecidos pela investigação, que se deve a pouca utilização da pesquisa nesse curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Metodologias de pesquisa"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, SOCIOPOÉTICA, RODA DE CULTURA, PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA10_ID907_02052015172647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DOLORES VIEIRA"
    "autor_email" => "doloresvieiraeduc@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10978
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "A PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOCIOPOÉTICA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma descrição de experiências desenvolvidas com os/as discentes do Curso de Pedagogia, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos-Piauí, nesse ano de 2015, acerca das concepções do termo pesquisa. O objetivo deste trabalho é compreender “o que é pesquisa” para os/as discentes desse curso e como essas concepções contribuem facilitando ou dificultando a inserção dessas/es na prática científica universitária. Durante a disciplina Prática e Pesquisa Educativa II, realizamos várias atividades estimuladoras do ato de pesquisar e de desconstruir visões negativas e errôneas trazidas pelas/os discentes sobre essa prática. O referido estudo é desenvolvido sob o foco da abordagem filosófica da Sociopoética, por reconhecer seu poder de captar de forma criativa e artística as impressões, percepções elaborando dados que possibilitam ricos e potentes resultados de investigação científica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, exploratória. É resultado de trabalho coletivo realizado em forma de oficina única, em roda de cultura sociopoética, no tempo de quatro horas, com vinte e cinco discentes. Percebemos que a produção dos dados na oficina transformou-se em momento de encontro dos desejos na prática científica universitária dessas/es co-pesquisadoras/es. Os achados deste estudo revelam as concepções sobre o que é pesquisa,  e interpretamos que as/os discentes do Curso de Pedagogia valorizam a pesquisa científica universitária, mas se colocam distantes dessa prática por não se sentirem preparados para vivê-la  na ambiência universitária. Esse distanciamento da prática científica pareceu-nos, pelos dados fornecidos pela investigação, que se deve a pouca utilização da pesquisa nesse curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Metodologias de pesquisa"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, SOCIOPOÉTICA, RODA DE CULTURA, PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA10_ID907_02052015172647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DOLORES VIEIRA"
    "autor_email" => "doloresvieiraeduc@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo apresenta uma descrição de experiências desenvolvidas com os/as discentes do Curso de Pedagogia, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos-Piauí, nesse ano de 2015, acerca das concepções do termo pesquisa. O objetivo deste trabalho é compreender “o que é pesquisa” para os/as discentes desse curso e como essas concepções contribuem facilitando ou dificultando a inserção dessas/es na prática científica universitária. Durante a disciplina Prática e Pesquisa Educativa II, realizamos várias atividades estimuladoras do ato de pesquisar e de desconstruir visões negativas e errôneas trazidas pelas/os discentes sobre essa prática. O referido estudo é desenvolvido sob o foco da abordagem filosófica da Sociopoética, por reconhecer seu poder de captar de forma criativa e artística as impressões, percepções elaborando dados que possibilitam ricos e potentes resultados de investigação científica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, exploratória. É resultado de trabalho coletivo realizado em forma de oficina única, em roda de cultura sociopoética, no tempo de quatro horas, com vinte e cinco discentes. Percebemos que a produção dos dados na oficina transformou-se em momento de encontro dos desejos na prática científica universitária dessas/es co-pesquisadoras/es. Os achados deste estudo revelam as concepções sobre o que é pesquisa, e interpretamos que as/os discentes do Curso de Pedagogia valorizam a pesquisa científica universitária, mas se colocam distantes dessa prática por não se sentirem preparados para vivê-la na ambiência universitária. Esse distanciamento da prática científica pareceu-nos, pelos dados fornecidos pela investigação, que se deve a pouca utilização da pesquisa nesse curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.