Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A NEUROCIÊNCIA COMO MEDIAÇÃO ÀS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PRIVILEGIANDO OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIA, NEUROCIÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Infância
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo tem por objetivo embasar as discussões acerca da relação entre Neurociência e Educação, abordando temáticas eficientes para a reorganização do Sistema Nervoso Central através da educação e de suas intervenções pedagógicas. Procurou-se construir um encontro de visões sob a interseção da Neurologia (estudo do cérebro) e Pedagogia (processo de ensino e aprendizagem), a fim de desenvolver uma prática mais reflexiva capaz de contextualizar os conhecimentos relacionados ao cérebro. Este é o órgão responsável pela aprendizagem e os professores, através de suas intervenções pedagógicas, estimulam as transformações nas redes neurais, proporcionando o desenvolvimento e a reorganização da estrutura cerebral, resultando em novas aprendizagens. Para fazer um estudo mais complexo sobre o tema, os itens a serem discutidos são: “As contribuições da Neurociência para a Educação”, com o tópico “O que é a Neurociência?”, que esclarecerá a visão neurocientífica sobre o processo de aprendizagem; “Os desafios da Neurociência para a escola e o professor” com o subtópico “A neurociência e a aula como elemento de aprendizagem”, abordando as relações da neurociência com a escola, o professor, a aula e o aluno; e “A Neurociência e as intervenções pedagógicas privilegiando os anos iniciais da educação”, que tratará sobre a importância dos estímulos adequados nos primeiros anos de vida. O desenvolvimento do tema proposto foi realizado por um estudo bibliográfico com enfoque dentro da abordagem de análise qualitativa, tendo como base os autores Metring (2014), Relvas (2012), entre outros, com características comparativas entre eles.

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