Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI E A IMPLEMENTAÇÃO DO SUPORTE PEDAGÓGICO NO IM-UFRRJ

Palavra-chaves: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, MEDIAÇÃO, CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKY Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa, em andamento, sobre a inclusão de um aluno com necessidades especiais no Ensino Superior e relatar as contribuições de Vigotsky na prática direcionada a inclusão desse aluno. Daremos ênfase à permanência e a reflexão sobre as ações desenvolvidas para garantir a permanência desse aluno e a participação nas atividades em sala de aula. O estudo vem se desenvolvendo como projeto piloto no Núcleo de Inclusão no Ensino Superior no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, que está em processo de implantação. Para atender aos objetivos propostos, realizamos um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, empregando como coleta de dados a observação participante (com registro em diário de campo), análise documental (documentos oficiais federais e locais), e entrevistas semiestruturadas com o aluno e professores. O sujeito alvo da pesquisa é um aluno com problemas motores que o impedem de escrever, baixa visão e problemas auditivos acentuados, todos em decorrência de um acidente de automóvel. A partir dessa proposta faremos uma revisão dos conceitos trabalhados por Vigotsky “Mediação” e a compreensão do conceito. Além de Vigotsky, outros autores que contribuem para a discussão da teoria sócia histórico-cultural foram analisados e estarão presentes neste trabalho. Nesse sentido, apontaremos algumas das implicações da teoria sócio-histórico-cultural de Vigotski, no processo de desenvolvimento do aluno em questão em um ambiente de aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.