Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE CUNHO MILITAR: O COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ENSINO SECUNDÁRIO Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10954
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE CUNHO MILITAR: O COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre a história de uma instituição escolar de cunho militar: O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), fundado em 1960, localizado na Ilha do Governador, na Cidade do Rio de Janeiro. Pretendo tecer a sua história com a História da Educação e da Aviação Brasileira. Esta investigação pertence à pesquisa de Doutorado em andamento, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Serviram de motivação inicial as comemorações do seu Jubileu de Ouro, no ano de 2010, um momento que suscitou muitos significados para sua história e fez vir à tona as recordações de fatos e de pessoas, porque a história de uma instituição escolar também se entrelaça com a história de vida e profissional dos que por ali passaram ao longo de 50 anos. A fundamentação teórica e metodológica se espelha nos trabalhos sobre história das instituições escolares de Nosella e Buffa (2005), Saviani(2005) e no paradigma indiciário de Ginzburg (2007). Os dados estão sendo coletados nos arquivos escolares, nos arquivos do III Comando Aéreo Regional, no Centro de Memórias e através de entrevistas com professores antigos e atuais da instituição.  Neste trabalho envidamos esforços para buscar uma história tecelã que faça o resgate da história de movimentos sociais do período de lutas pela expansão do ensino secundário, destacando o papel da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no Rio de Janeiro, contexto histórico em que se circunscreve a fundação do ginásio. Estabelecemos ênfase na relação entre os movimentos nacionais e locais de luta pela expansão da oferta do ensino secundário público e gratuito. É nesse contexto de conflitos e disputas sociais que se configuram ações de grupos como a CNEG, movimento que se caracterizava pela atividade do voluntariado, com objetivo de ampliar a oferta do ensino secundário para atender a população nas diferentes localidades brasileiras. Consideramos importante o resgate de movimentos sociais na luta pela expansão do ensino secundário nos anos de 1950 e sua vinculação com a história de uma instituição escolar de cunho militar, para entrelaçar novos fios na história da educação brasileira, na medida em que nos permite também articular o local e o nacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ENSINO SECUNDÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA9_ID536_27042015113020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS - UCP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10954
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE CUNHO MILITAR: O COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre a história de uma instituição escolar de cunho militar: O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), fundado em 1960, localizado na Ilha do Governador, na Cidade do Rio de Janeiro. Pretendo tecer a sua história com a História da Educação e da Aviação Brasileira. Esta investigação pertence à pesquisa de Doutorado em andamento, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Serviram de motivação inicial as comemorações do seu Jubileu de Ouro, no ano de 2010, um momento que suscitou muitos significados para sua história e fez vir à tona as recordações de fatos e de pessoas, porque a história de uma instituição escolar também se entrelaça com a história de vida e profissional dos que por ali passaram ao longo de 50 anos. A fundamentação teórica e metodológica se espelha nos trabalhos sobre história das instituições escolares de Nosella e Buffa (2005), Saviani(2005) e no paradigma indiciário de Ginzburg (2007). Os dados estão sendo coletados nos arquivos escolares, nos arquivos do III Comando Aéreo Regional, no Centro de Memórias e através de entrevistas com professores antigos e atuais da instituição.  Neste trabalho envidamos esforços para buscar uma história tecelã que faça o resgate da história de movimentos sociais do período de lutas pela expansão do ensino secundário, destacando o papel da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no Rio de Janeiro, contexto histórico em que se circunscreve a fundação do ginásio. Estabelecemos ênfase na relação entre os movimentos nacionais e locais de luta pela expansão da oferta do ensino secundário público e gratuito. É nesse contexto de conflitos e disputas sociais que se configuram ações de grupos como a CNEG, movimento que se caracterizava pela atividade do voluntariado, com objetivo de ampliar a oferta do ensino secundário para atender a população nas diferentes localidades brasileiras. Consideramos importante o resgate de movimentos sociais na luta pela expansão do ensino secundário nos anos de 1950 e sua vinculação com a história de uma instituição escolar de cunho militar, para entrelaçar novos fios na história da educação brasileira, na medida em que nos permite também articular o local e o nacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ENSINO SECUNDÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA9_ID536_27042015113020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS - UCP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre a história de uma instituição escolar de cunho militar: O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), fundado em 1960, localizado na Ilha do Governador, na Cidade do Rio de Janeiro. Pretendo tecer a sua história com a História da Educação e da Aviação Brasileira. Esta investigação pertence à pesquisa de Doutorado em andamento, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Serviram de motivação inicial as comemorações do seu Jubileu de Ouro, no ano de 2010, um momento que suscitou muitos significados para sua história e fez vir à tona as recordações de fatos e de pessoas, porque a história de uma instituição escolar também se entrelaça com a história de vida e profissional dos que por ali passaram ao longo de 50 anos. A fundamentação teórica e metodológica se espelha nos trabalhos sobre história das instituições escolares de Nosella e Buffa (2005), Saviani(2005) e no paradigma indiciário de Ginzburg (2007). Os dados estão sendo coletados nos arquivos escolares, nos arquivos do III Comando Aéreo Regional, no Centro de Memórias e através de entrevistas com professores antigos e atuais da instituição. Neste trabalho envidamos esforços para buscar uma história tecelã que faça o resgate da história de movimentos sociais do período de lutas pela expansão do ensino secundário, destacando o papel da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no Rio de Janeiro, contexto histórico em que se circunscreve a fundação do ginásio. Estabelecemos ênfase na relação entre os movimentos nacionais e locais de luta pela expansão da oferta do ensino secundário público e gratuito. É nesse contexto de conflitos e disputas sociais que se configuram ações de grupos como a CNEG, movimento que se caracterizava pela atividade do voluntariado, com objetivo de ampliar a oferta do ensino secundário para atender a população nas diferentes localidades brasileiras. Consideramos importante o resgate de movimentos sociais na luta pela expansão do ensino secundário nos anos de 1950 e sua vinculação com a história de uma instituição escolar de cunho militar, para entrelaçar novos fios na história da educação brasileira, na medida em que nos permite também articular o local e o nacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.