A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 10952 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 734 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho que ora se apresenta é parte de uma pesquisa que está em andamento e que possui como temática central a formação intelectual de jovens do Ensino Médio. Esta pesquisa parte da observação direta sobre o processo de formação intelectual de seis jovens pertencentes ao nível médio de uma escola pública estadual da área urbana do município de Santarém, bolsistas de iniciação científica – PIBIC EM do CNPQ, em contato com uma experiência acadêmica formativa proposta pelo GELOPA, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, município de Santarém, região Oeste do Estado, que desenvolve um Projeto intitulado História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense. Este trabalho objetiva identificar de que maneira a experiência formativa por meio de um trabalho orientado de pesquisa no âmbito da universidade contribui na formação intelectual desses alunos de ensino médio, bolsistas de iniciação científica, vinculados ao GELOPA. O estudo utiliza a pesquisa-ação, parte da abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Caracteriza-se como um estudo de caráter analítico e longitudinal com acompanhamento permanente que teve início no segundo semestre do ano de 2014 e que permanece, pois o prazo para o término da coleta de dados da pesquisa acompanha o período de encerramento da bolsa que é de um ano, portanto até agosto do ano em curso. Os resultados parcialmente analisados revelam alterações na percepção, concepção e interpretação da realidade a qual eles estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO INTELECTUAL, BOLSISTAS, INICIAÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA3_ID734_29052015165951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CONSOELO CUNHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDREA CONSOELO" "autor_email" => "andria_orixi@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10952 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 734 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho que ora se apresenta é parte de uma pesquisa que está em andamento e que possui como temática central a formação intelectual de jovens do Ensino Médio. Esta pesquisa parte da observação direta sobre o processo de formação intelectual de seis jovens pertencentes ao nível médio de uma escola pública estadual da área urbana do município de Santarém, bolsistas de iniciação científica – PIBIC EM do CNPQ, em contato com uma experiência acadêmica formativa proposta pelo GELOPA, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, município de Santarém, região Oeste do Estado, que desenvolve um Projeto intitulado História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense. Este trabalho objetiva identificar de que maneira a experiência formativa por meio de um trabalho orientado de pesquisa no âmbito da universidade contribui na formação intelectual desses alunos de ensino médio, bolsistas de iniciação científica, vinculados ao GELOPA. O estudo utiliza a pesquisa-ação, parte da abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Caracteriza-se como um estudo de caráter analítico e longitudinal com acompanhamento permanente que teve início no segundo semestre do ano de 2014 e que permanece, pois o prazo para o término da coleta de dados da pesquisa acompanha o período de encerramento da bolsa que é de um ano, portanto até agosto do ano em curso. Os resultados parcialmente analisados revelam alterações na percepção, concepção e interpretação da realidade a qual eles estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO INTELECTUAL, BOLSISTAS, INICIAÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA3_ID734_29052015165951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CONSOELO CUNHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDREA CONSOELO" "autor_email" => "andria_orixi@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }