Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO INTELECTUAL, BOLSISTAS, INICIAÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O trabalho que ora se apresenta é parte de uma pesquisa que está em andamento e que possui como temática central a formação intelectual de jovens do Ensino Médio. Esta pesquisa parte da observação direta sobre o processo de formação intelectual de seis jovens pertencentes ao nível médio de uma escola pública estadual da área urbana do município de Santarém, bolsistas de iniciação científica – PIBIC EM do CNPQ, em contato com uma experiência acadêmica formativa proposta pelo GELOPA, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, município de Santarém, região Oeste do Estado, que desenvolve um Projeto intitulado História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense. Este trabalho objetiva identificar de que maneira a experiência formativa por meio de um trabalho orientado de pesquisa no âmbito da universidade contribui na formação intelectual desses alunos de ensino médio, bolsistas de iniciação científica, vinculados ao GELOPA. O estudo utiliza a pesquisa-ação, parte da abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Caracteriza-se como um estudo de caráter analítico e longitudinal com acompanhamento permanente que teve início no segundo semestre do ano de 2014 e que permanece, pois o prazo para o término da coleta de dados da pesquisa acompanha o período de encerramento da bolsa que é de um ano, portanto até agosto do ano em curso. Os resultados parcialmente analisados revelam alterações na percepção, concepção e interpretação da realidade a qual eles estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.