Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: LIMITES E DESAFIOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O investimento em uma melhor formação para o professores e professoras é ponto crucial para a melhoria da qualidade da educação. Sendo assim, este artigo busca resgatar a história da formação docente no Brasil, articulando a mesma com um dos temas mais atuais em termos de políticas públicas educacionais: o novo Plano Nacional de Educacional (2014-2024). A partir da análise do bloco de metas voltado para a valorização do magistério, buscaremos interpretar quais são as propostas do Estado Brasileiro para o próximo decênio em relação à valorização dos educadores. Esta pesquisa se desenvolve a partir de um recorte de um projeto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal Fluminense, tendo como eixo metodológico a abordagem do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe.

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