Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICA EDUCACIONAL Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e refletir sobre o trabalho de formação de professores elaborado e executado por um programa de educação inclusiva em município do interior do estado de São Paulo. Especificamente o trabalho de formação para professores que atendem crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD/ autismo por meio de apoio profissional que os professores recebem em serviço. Os participantes foram dez professoras que atendem casos de TGD/ autismo em seis escolas. A coleta de dados foi realizada de março a novembro do ano de 2014. Foram realizadas conversas com as professoras e observação nas salas de aula, análise dos relatórios de visitas das assessorias técnicas, dos documentos de registro das ações e de estudos de caso. Como resultados das formações pode-se verificar que as ações de apoio e acompanhamento nas salas de aula aos professores tornou-se uma ação política integrada à formação dos professores para melhoria do atendimento ao aluno. As práticas pedagógicas dos professores de classe comum com alunos com diferentes deficiências ou transtornos são pouco verificadas e ainda são recentes por isso, se torna de interessante que possam ser avaliadas e monitoradas, para que possam ser divulgadas e refletidas em seus sucessos ou em dificuldades encontradas.

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