A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 10947 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo identificar e refletir sobre o trabalho de formação de professores elaborado e executado por um programa de educação inclusiva em município do interior do estado de São Paulo. Especificamente o trabalho de formação para professores que atendem crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD/ autismo por meio de apoio profissional que os professores recebem em serviço. Os participantes foram dez professoras que atendem casos de TGD/ autismo em seis escolas. A coleta de dados foi realizada de março a novembro do ano de 2014. Foram realizadas conversas com as professoras e observação nas salas de aula, análise dos relatórios de visitas das assessorias técnicas, dos documentos de registro das ações e de estudos de caso. Como resultados das formações pode-se verificar que as ações de apoio e acompanhamento nas salas de aula aos professores tornou-se uma ação política integrada à formação dos professores para melhoria do atendimento ao aluno. As práticas pedagógicas dos professores de classe comum com alunos com diferentes deficiências ou transtornos são pouco verificadas e ainda são recentes por isso, se torna de interessante que possam ser avaliadas e monitoradas, para que possam ser divulgadas e refletidas em seus sucessos ou em dificuldades encontradas." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Diversidade e Diferença" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID672_18052015140456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA GAKYIA CALIATTO" "autor_nome_curto" => "SUSANA" "autor_email" => "caliatto@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ- UNIVAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10947 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo identificar e refletir sobre o trabalho de formação de professores elaborado e executado por um programa de educação inclusiva em município do interior do estado de São Paulo. Especificamente o trabalho de formação para professores que atendem crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD/ autismo por meio de apoio profissional que os professores recebem em serviço. Os participantes foram dez professoras que atendem casos de TGD/ autismo em seis escolas. A coleta de dados foi realizada de março a novembro do ano de 2014. Foram realizadas conversas com as professoras e observação nas salas de aula, análise dos relatórios de visitas das assessorias técnicas, dos documentos de registro das ações e de estudos de caso. Como resultados das formações pode-se verificar que as ações de apoio e acompanhamento nas salas de aula aos professores tornou-se uma ação política integrada à formação dos professores para melhoria do atendimento ao aluno. As práticas pedagógicas dos professores de classe comum com alunos com diferentes deficiências ou transtornos são pouco verificadas e ainda são recentes por isso, se torna de interessante que possam ser avaliadas e monitoradas, para que possam ser divulgadas e refletidas em seus sucessos ou em dificuldades encontradas." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Diversidade e Diferença" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID672_18052015140456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA GAKYIA CALIATTO" "autor_nome_curto" => "SUSANA" "autor_email" => "caliatto@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ- UNIVAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }