Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB/DEDC CAMPUS XV

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO: Este artigo é parte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que buscou analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus XV (DEDC XV) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para a formação do professor da Educação Infantil. Alguns aspectos decisivos foram abordados como a organização da matriz curricular do curso de Pedagogia da UNEB/DEDC Campus XV para atender a formação do professor da Educação Infantil; a relação teoria e prática na ação pedagógica do professor do curso; as pesquisas promovidas pelo curso no âmbito da Educação Infantil e a compreensão dos estudantes do curso sobre a Educação Infantil, ao passo que propôs lançar luzes para a análise de como a proposta curricular do curso de Pedagogia da UNEB/DEDC Campus XV está organizada e vêm sendo efetivada na formação do professor da Educação Infantil. Para tanto, a metodologia desta pesquisa foi baseada numa abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso. Utilizou-se a análise documental – para avaliar o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia e o questionário para coletar dos estudantes dados referentes ao curso. O estudo apontou que o curso de Pedagogia da UNEB/DEDC Campus XV contempla os saberes relacionados as séries iniciais do Ensino Fundamental em detrimento aos da Educação Infantil, por adotar práticas que não faz uma diferenciação entre as necessidades das crianças de zero a cinco anos de idade com as demais, pois se utiliza de termos que distancia as discussões do contexto da Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.