Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A ESCOLA COMO AMBIENTE DE (RE) PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO – OLHARES E VOZES DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EXCLUSÃO SOCIAL, CULTURA, ALUNOS DESPRESTIGIADOS, ESCOLA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O cenário educacional brasileiro está apresentando dificuldades para abarcar toda a diversidade cultural e social dos alunos vindo das diferentes classes sociais existentes. Diante dessas dificuldades, um exemplo, são aqueles alunos conhecidos como desprestigiados cujo conhecimento e os valores não são considerados iguais ou não se adequam àqueles que a escola considera relevantes para ela. Esses alunos acabam sendo excluídos perpetuando as desigualdades existentes na escola. A sociedade assim como a escola, legitima cultura, valores e conhecimentos que acabam prevalecendo sobre as outras. É necessário o reconhecimento, dar voz aos sujeitos, visto que a cultura destes alunos não é valorizada na escola e na sociedade. Esse estudo procura entender o posicionamento das escolas públicas diante a exclusão social dos seus alunos, o objeto deste estudo é levantar o que ocorre na trajetória escolar destes alunos desprestigiados que ficam no meio desse embate entre a escola pública e a sociedade.

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