Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10924
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 707
    "inscrito_id" => 1135
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1135_08062015221128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA VALIN MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "lm_valin@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10924
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 707
    "inscrito_id" => 1135
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1135_08062015221128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA VALIN MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "lm_valin@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.