Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.