A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 10924 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Superior" "palavra_chave" => "COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1135_08062015221128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA VALIN MESQUITA" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lm_valin@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10924 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem por objeto de estudo a colaboração na pesquisa em educação, através dos dados de uma pesquisa etnográfica realizada pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), intitulada por “Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas, Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de Escolas”. O objetivo é discutir a interação entre escola e universidade, como a troca de experiências e realidades presentes nesses espaços, resultando em reflexões importantes para pensar o diálogo entre estes dois níveis de educação. É parte dos resultados da pesquisa realizada na escola estadual no município de Nova Iguaçu, que teve início no ano de 2011 e foi finalizada em 2013, contou com a participação de alunos, professores e gestores. A colaboração é uma ação para o desenvolvimento de um processo democrático, que oportuniza e valoriza a voz de todos. A escola deve ser um espaço de discussão que envolve os diferentes sujeitos que a compõe, pois através dessa articulação acredita ser possível minimizar os problemas internos e o fracasso escolar. A pesquisa etnográfica é intrinsecamente democrática pela centralidade que se dá ao pesquisado de expressar sua opinião e de se fazer ouvir. Por isso, acredita-se que a etnografia é um meio que permiti a elaboração de um processo colaborativo e ao ser realizado no campo da educação, pode propiciar a reflexão da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e do sistema que rege a escola. O presente estudo se mostra como relevante por apresentar resultados de uma pesquisa colaborativa entre escola e universidade, minimizando o distanciamento entre teoria e prática e por envolver diferentes sujeitos tanto do âmbito escolar, quanto do universitário." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Superior" "palavra_chave" => "COLABORAÇÃO, ETNOGRAFIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1135_08062015221128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA VALIN MESQUITA" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lm_valin@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }