Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

(RE) PENSANDO EM PROCESSOS EDUCATIVOS COM O PENSAMENTO AUSUBELIANO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE – PE

Palavra-chaves: PROCESSO EDUCATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre práticas educacionais observadas em salas de aula de uma escola pública da cidade do Recife em Pernambuco, e as relaciona com a teoria da aprendizagem significativa proposta pelo psicólogo estadunidense David Paul Ausubel na década de 60. Utilizou-se como metodologia observações, conversas e registros feitos com professores sobre suas ações pedagógicas, descrevendo os argumentos que estes apresentam para justificar os acontecimentos durante as aulas. Como resultado, ficou evidente a insatisfação dos professores e alunos por diversos motivos, contudo, é sabido que por mais que estas adversidades interfiram no processo de ensino e aprendizagem, não podem ser os seus determinantes. Destarte, o presente trabalho ainda discute a importância da aprendizagem significativa e declara a mudança que pode ocorrer quando a teoria da aprendizagem significativa se faz presente durante o processo educativo, refletindo de forma positiva tanto para o professorado quanto para o alunado.

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