Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109061
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 5953
    "titulo" => "PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5953_TB288_31052024185419.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINEIDE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE"
    "autor_email" => "lucineide.rodrigues.lr740@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109061
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 5953
    "titulo" => "PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5953_TB288_31052024185419.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINEIDE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE"
    "autor_email" => "lucineide.rodrigues.lr740@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.