BASTOS, Elaine Marinho. Síndrome de burnout e docência: um estudo em fortaleza.. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109052>. Acesso em: 25/12/2024 22:59
O Burnout tem surgido com aspecto relevante no mundo do trabalho docente, com sintomas que representam uma advertência não apenas à saúde do professor, mas à saúde dos demais envolvidos com o processo da educação, bem como a sociedade em geral. A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse e trabalho que tem acometido os professores diante das amplas mudanças socio-econômicas, no contexto laboral e psicologico. A pesquisa buscou identificar sintomas de Burnout em docentes do curso de Administração, em Universidades privadas de Fortaleza, sendo aplicado questionário online em 25 docentes que aceitaram participar da pesquisa, com experiência de, no minimo, um ano, como professor. Os resultados trouxeram aspectos relacionados à cansaço excessivo, físico e mental; Insônia; Dificuldades de concentração; Sentimentos de fracasso e insegurança; Negatividade constante eSentimentos de derrota e desesperança. Dentre os vários aspectos levantados foram encontrados sintomas relacionados diretamente ao Burnout, além de outros aspectos que estão relacionados às mudanças do contexto laboral da docência: caráter não-material do trabalho docente; mecanismos de organização e gestão do trabalho modificando suas atuações; sobrecarga no ambito de trabalho e vida pessoal, além de autogestão de suas capacitações. Percebeu-se aspectos relevantes diante dos particpantes da pesquisa e que indicavam sintomas de Burnout: mulheres, com filhos, com idade mais elevada, indicam maior carga horária sala de aula e que atendem maior número de alunos, apresentam maior risco de desenvolvimento de Burnout, diante dos sintomas apresentados. Denota-se ser necessário uma amplitude de estudos sobre a temática para melhor compreensão desse fenômeno presente na atualidade do contexto laboral.