EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS TURMAS DE PROEJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109024 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 4172 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS TURMAS DE PROEJA" "resumo" => "A crescente importância da educação socioemocional no âmbito educacional, sobretudo no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), reflete a compreensão dos desafios únicos enfrentados por esses estudantes. Muitos deles retornam ao ambiente educacional após um longo afastamento, tornando a implementação de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento socioemocional não apenas relevante, mas essencial. Este estudo se dedicou a uma análise profunda da importância da Educação Socioemocional nas turmas de PROEJA, não apenas discutindo sua relevância teórica, mas também propondo estratégias práticas para promover o desenvolvimento integral desses alunos adultos. Por meio de uma análise criteriosa das necessidades específicas dos estudantes do PROEJA e dos desafios que enfrentam, foram delineadas práticas pedagógicas inclusivas e atividades concretas destinadas a aprimorar suas habilidades socioemocionais. Além disso, o estudo avaliou a eficácia dessas práticas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, ressaltando a importância da formação contínua dos educadores para atender adequadamente às demandas socioemocionais de seus alunos. Adicionalmente, foram propostas estratégias específicas para criar ambientes de aprendizagem que estimulem o crescimento socioemocional dos estudantes, proporcionando um contexto propício para o desenvolvimento de suas habilidades e bem-estar. Dessa forma, este trabalho visa fornecer orientações significativas não apenas para os profissionais envolvidos no PROEJA, mas também para pesquisadores interessados em contribuir para a melhoria desse programa e para a promoção do bem-estar e desenvolvimento socioemocional dos adultos nele inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4172_TB234_26102024161354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA SANTOS RODRIGUES NUNES" "autor_nome_curto" => "PAULA RODRIGUES" "autor_email" => "paularodrigues.dir@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109024 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 4172 "titulo" => "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS TURMAS DE PROEJA" "resumo" => "A crescente importância da educação socioemocional no âmbito educacional, sobretudo no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), reflete a compreensão dos desafios únicos enfrentados por esses estudantes. Muitos deles retornam ao ambiente educacional após um longo afastamento, tornando a implementação de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento socioemocional não apenas relevante, mas essencial. Este estudo se dedicou a uma análise profunda da importância da Educação Socioemocional nas turmas de PROEJA, não apenas discutindo sua relevância teórica, mas também propondo estratégias práticas para promover o desenvolvimento integral desses alunos adultos. Por meio de uma análise criteriosa das necessidades específicas dos estudantes do PROEJA e dos desafios que enfrentam, foram delineadas práticas pedagógicas inclusivas e atividades concretas destinadas a aprimorar suas habilidades socioemocionais. Além disso, o estudo avaliou a eficácia dessas práticas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, ressaltando a importância da formação contínua dos educadores para atender adequadamente às demandas socioemocionais de seus alunos. Adicionalmente, foram propostas estratégias específicas para criar ambientes de aprendizagem que estimulem o crescimento socioemocional dos estudantes, proporcionando um contexto propício para o desenvolvimento de suas habilidades e bem-estar. Dessa forma, este trabalho visa fornecer orientações significativas não apenas para os profissionais envolvidos no PROEJA, mas também para pesquisadores interessados em contribuir para a melhoria desse programa e para a promoção do bem-estar e desenvolvimento socioemocional dos adultos nele inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4172_TB234_26102024161354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA SANTOS RODRIGUES NUNES" "autor_nome_curto" => "PAULA RODRIGUES" "autor_email" => "paularodrigues.dir@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }