Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CAMALAÚ-PB: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108989
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 3015
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CAMALAÚ-PB: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS."
    "resumo" => "A preocupação básica do presente texto é relatar os resultados de um projeto de Educação Financeira realizado em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II utilizando metodologias ativas. Para construir esse projeto a professora titular da turma baseou-se em conceitos de Educação Financeira elaborado por especialistas em finanças como: Arcuri (2018), Cerbasi (2012), Domingos (2008) Lages (2014), Campos (2012), Rezende (2013), para elaborar a parte metodológica do projeto em: Diesel, Baldez e Martins (2017), Groenwald, Silva, Mora (2004), Valente; Almeida e Geraldini (2017); no livro didático da turma e nos arquivos da plataforma digital SMART. Objetiva ao realizar tal projeto: Trazer para dentro da sala de aula a temática Educação Financeira e Matemática Financeira e a conscientização dos alunos sobre a importância da relação equilibrada com o dinheiro, organização e planejamento financeiro, e a tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscava, também, responder a seguinte questão: Quais os significados produzidos pelos alunos ao estudarem Educação Financeira e Matemática Financeira a partir do desenvolvimento de um projeto utilizando metodologias ativas. Entre os principais resultados encontrados pode-se citar a intensa interação e participação dos alunos, a facilidade dos discentes em lidar com enunciados mais simples e dificuldade com a compreensão e interpretação de enunciados mais complexos; a importância das metodologias ativas e de conteúdos mais contextualizados para despertar mais atitudes responsivas nos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3015_TB187_18062024104411.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA"
    "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108989
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 3015
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CAMALAÚ-PB: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS."
    "resumo" => "A preocupação básica do presente texto é relatar os resultados de um projeto de Educação Financeira realizado em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II utilizando metodologias ativas. Para construir esse projeto a professora titular da turma baseou-se em conceitos de Educação Financeira elaborado por especialistas em finanças como: Arcuri (2018), Cerbasi (2012), Domingos (2008) Lages (2014), Campos (2012), Rezende (2013), para elaborar a parte metodológica do projeto em: Diesel, Baldez e Martins (2017), Groenwald, Silva, Mora (2004), Valente; Almeida e Geraldini (2017); no livro didático da turma e nos arquivos da plataforma digital SMART. Objetiva ao realizar tal projeto: Trazer para dentro da sala de aula a temática Educação Financeira e Matemática Financeira e a conscientização dos alunos sobre a importância da relação equilibrada com o dinheiro, organização e planejamento financeiro, e a tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscava, também, responder a seguinte questão: Quais os significados produzidos pelos alunos ao estudarem Educação Financeira e Matemática Financeira a partir do desenvolvimento de um projeto utilizando metodologias ativas. Entre os principais resultados encontrados pode-se citar a intensa interação e participação dos alunos, a facilidade dos discentes em lidar com enunciados mais simples e dificuldade com a compreensão e interpretação de enunciados mais complexos; a importância das metodologias ativas e de conteúdos mais contextualizados para despertar mais atitudes responsivas nos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3015_TB187_18062024104411.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA"
    "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A preocupação básica do presente texto é relatar os resultados de um projeto de Educação Financeira realizado em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II utilizando metodologias ativas. Para construir esse projeto a professora titular da turma baseou-se em conceitos de Educação Financeira elaborado por especialistas em finanças como: Arcuri (2018), Cerbasi (2012), Domingos (2008) Lages (2014), Campos (2012), Rezende (2013), para elaborar a parte metodológica do projeto em: Diesel, Baldez e Martins (2017), Groenwald, Silva, Mora (2004), Valente; Almeida e Geraldini (2017); no livro didático da turma e nos arquivos da plataforma digital SMART. Objetiva ao realizar tal projeto: Trazer para dentro da sala de aula a temática Educação Financeira e Matemática Financeira e a conscientização dos alunos sobre a importância da relação equilibrada com o dinheiro, organização e planejamento financeiro, e a tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscava, também, responder a seguinte questão: Quais os significados produzidos pelos alunos ao estudarem Educação Financeira e Matemática Financeira a partir do desenvolvimento de um projeto utilizando metodologias ativas. Entre os principais resultados encontrados pode-se citar a intensa interação e participação dos alunos, a facilidade dos discentes em lidar com enunciados mais simples e dificuldade com a compreensão e interpretação de enunciados mais complexos; a importância das metodologias ativas e de conteúdos mais contextualizados para despertar mais atitudes responsivas nos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.