Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID BIOLOGIA IFPB CABEDELO/PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107623 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 994 "inscrito_id" => 2477 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID BIOLOGIA IFPB CABEDELO/PB" "resumo" => "Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a criatividade e promovendo a interação social. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo relatar a vivência da utilização de um jogo para o ensino de Genética. O jogo, com o conteúdo sobre a Primeira Lei de Mendel, foi aplicado no 9º ano de uma escola pública de Cabedelo/PB durante ação do Pibid Biologia IFPB Cabedelo. Por meio da aplicação do jogo, observamos uma participação ativa por parte dos alunos, na qual eles demonstraram um bom conhecimento sobre Genética. A atividade contribuiu para a fixação dos conceitos abordados e durante a discussão pós-jogo, observamos uma melhoria na compreensão dos conceitos acerca do conteúdo de Genética e expressões de satisfação dos alunos. Conclui-se que os jogos não só promovem a aprendizagem efetiva, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e o trabalho em equipe, destacando sua importância na melhoria da qualidade da educação. Por fim, o jogo realizado proporcionou às pibidianas, futuras docentes, a oportunidade de experimentar uma metodologia diferenciada, que estimula a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2477_TB994_24042024213142.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHEFANE SOARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ESTHEFANE S" "autor_email" => "esthealmeidaesthefane31@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107623 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 994 "inscrito_id" => 2477 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID BIOLOGIA IFPB CABEDELO/PB" "resumo" => "Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a criatividade e promovendo a interação social. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo relatar a vivência da utilização de um jogo para o ensino de Genética. O jogo, com o conteúdo sobre a Primeira Lei de Mendel, foi aplicado no 9º ano de uma escola pública de Cabedelo/PB durante ação do Pibid Biologia IFPB Cabedelo. Por meio da aplicação do jogo, observamos uma participação ativa por parte dos alunos, na qual eles demonstraram um bom conhecimento sobre Genética. A atividade contribuiu para a fixação dos conceitos abordados e durante a discussão pós-jogo, observamos uma melhoria na compreensão dos conceitos acerca do conteúdo de Genética e expressões de satisfação dos alunos. Conclui-se que os jogos não só promovem a aprendizagem efetiva, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e o trabalho em equipe, destacando sua importância na melhoria da qualidade da educação. Por fim, o jogo realizado proporcionou às pibidianas, futuras docentes, a oportunidade de experimentar uma metodologia diferenciada, que estimula a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2477_TB994_24042024213142.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHEFANE SOARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ESTHEFANE S" "autor_email" => "esthealmeidaesthefane31@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a criatividade e promovendo a interação social. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo relatar a vivência da utilização de um jogo para o ensino de Genética. O jogo, com o conteúdo sobre a Primeira Lei de Mendel, foi aplicado no 9º ano de uma escola pública de Cabedelo/PB durante ação do Pibid Biologia IFPB Cabedelo. Por meio da aplicação do jogo, observamos uma participação ativa por parte dos alunos, na qual eles demonstraram um bom conhecimento sobre Genética. A atividade contribuiu para a fixação dos conceitos abordados e durante a discussão pós-jogo, observamos uma melhoria na compreensão dos conceitos acerca do conteúdo de Genética e expressões de satisfação dos alunos. Conclui-se que os jogos não só promovem a aprendizagem efetiva, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e o trabalho em equipe, destacando sua importância na melhoria da qualidade da educação. Por fim, o jogo realizado proporcionou às pibidianas, futuras docentes, a oportunidade de experimentar uma metodologia diferenciada, que estimula a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.