SILVA, Vitória Caroline Carvalho Da et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107589>. Acesso em: 22/12/2024 18:41
Este relato de experiência tem como objetivo relatar a vivência de duas residentes sobre uma manhã brincante desenvolvida em uma escola municipal de Floriano-Piauí, enquanto participantes do Programa de Residência Pedagógica. Por entendermos a escola como um espaço sócio-cultural, diverso e complexo, onde em seu ambiente abriga uma diversidade de culturas que terminam se sobrepondo umas às outras, fazendo assim com que as culturas colonizadas sejam invisibilizadas, com isso a ação desenvolvida teve como objetivo apresentar brincadeiras e jogos de matriz africana, com o intuito de proporcionar além de um momento brincante, o conhecimento desta cultura, assim como criar com as crianças uma vivência lúdica descolonizadora. Para a realização desta atividade nos norteados pelos princípios da pesquisa qualitativa conforme Prodanov e Freitas (2013), e da observação. A ideia principal deste trabalho foi apresentar e executar as brincadeiras Terra-mar, Da Ga (jibóia), Acompanhe meus pés, e o jogo de tabuleiro Shisima. Com a execução desta manhã brincante, observamos que a utilização de jogos e brincadeiras de matriz africana no contexto escolar pode trazer inúmeros benefícios, dentre elas a valorização da cultura africana, desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças.