Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O LUGAR DO PAPEL DA PRECEPTORA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE RESIDENTE NA ESCOLA CAMPO DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE IRARÁ-BAHIA

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A formação em licenciatura constrói-se por meio de diferentes processos educativos e pedagógicos, os quais, formam o/a graduando/a/residentes para exercer a sua futura profissão de educador/a na perspectiva freiriana. Dentre os diferentes processos formativos dos/as estudantes/residentes, o estágio supervisionado, tem um papel muito importante na formação dos/as estudantes/residentes, sendo um meio pelo qual esses/as licenciandos/as tem a possibilidade de adentrar na cultura escolar. Desta forma, objetivamos evidenciar a relevância do papel da preceptora, como um dos tripés da formação do Programa Residência Pedagógica e suas implicações no processo formativo dos/as residentes na escola campo no município de Irará – Bahia. Nesta direção, o estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, através de observação participante, uso de questionário no período entre maio/2023 a março/2024, sobre as ações da preceptora destacando-se a sua constante dedicação, incentivo e empenho, tanto nas trocas de conhecimentos, quanto na efetiva organização do trabalho pedagógico, orientação e contribuições no processo formativo dos/as residentes. Portanto, a figura da preceptora no Programa Residência Pedagógica é um dos pontos fundamentais que contribuiu para o grande sucesso e adesão do Programa nas diversas escolas que se insere, tal e qual, na dimensão prática e efetiva da formação dos/as futuros/as professores/as.

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