Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DESAFIOS E DESCOBERTAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107405
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "DESAFIOS E DESCOBERTAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) 2022-2024 propiciou a integração de licenciandos nas escolas de Educação Básica, de modo a aprimorar a inserção de futuros professores de Ciências, no ambiente formal de ensino, a sala de aula, conforme a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES. Este resumo destaca as experiências de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB / Campus VIII - Paulo Afonso-BA, durante o PRP no ano letivo de 2023, em turmas do Ensino Fundamental II. O objetivo do projeto formativo da Residência Pedagógica foi promover formas significativas de ensino que viabilizem a efetivação da alfabetização científica no ensino de Ciências, em turmas do Ensino Fundamental II, em escola pública, do estado da Bahia. Este processo, ocorreu em três etapas: observação, coparticipação e regência, o que lhes permitiu familiarizar-se com o ambiente escolar, aproximar-se dos alunos e ganhar autonomia e confiança na condução das atividades educativas. No período de regência, entre fevereiro e dezembro de 2023, foram realizadas atividades, experimentos, projetos, dinâmicas diversificadas e aulas expositivas de Ciências focadas na Alfabetização Científica, enquanto processo de planejamento de um ensino que permita aos alunos interagirem com diferentes culturas e perspectivas sobre fenômenos naturais e socioambientais, promovendo uma aprendizagem consciente e acessível e incentivando uma abordagem crítica e contextualizada dos conteúdos de Ciências. O impacto positivo do PRP na formação de professores e no ambiente escolar evidencia sua importância para o desenvolvimento de práticas educativas em ciências, de forma contextualizadas e significativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2307_TB601_25042024203655.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON WESLEY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jefferson"
    "autor_email" => "jeffersonwesley712@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107405
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "DESAFIOS E DESCOBERTAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) 2022-2024 propiciou a integração de licenciandos nas escolas de Educação Básica, de modo a aprimorar a inserção de futuros professores de Ciências, no ambiente formal de ensino, a sala de aula, conforme a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES. Este resumo destaca as experiências de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB / Campus VIII - Paulo Afonso-BA, durante o PRP no ano letivo de 2023, em turmas do Ensino Fundamental II. O objetivo do projeto formativo da Residência Pedagógica foi promover formas significativas de ensino que viabilizem a efetivação da alfabetização científica no ensino de Ciências, em turmas do Ensino Fundamental II, em escola pública, do estado da Bahia. Este processo, ocorreu em três etapas: observação, coparticipação e regência, o que lhes permitiu familiarizar-se com o ambiente escolar, aproximar-se dos alunos e ganhar autonomia e confiança na condução das atividades educativas. No período de regência, entre fevereiro e dezembro de 2023, foram realizadas atividades, experimentos, projetos, dinâmicas diversificadas e aulas expositivas de Ciências focadas na Alfabetização Científica, enquanto processo de planejamento de um ensino que permita aos alunos interagirem com diferentes culturas e perspectivas sobre fenômenos naturais e socioambientais, promovendo uma aprendizagem consciente e acessível e incentivando uma abordagem crítica e contextualizada dos conteúdos de Ciências. O impacto positivo do PRP na formação de professores e no ambiente escolar evidencia sua importância para o desenvolvimento de práticas educativas em ciências, de forma contextualizadas e significativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2307_TB601_25042024203655.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON WESLEY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jefferson"
    "autor_email" => "jeffersonwesley712@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) 2022-2024 propiciou a integração de licenciandos nas escolas de Educação Básica, de modo a aprimorar a inserção de futuros professores de Ciências, no ambiente formal de ensino, a sala de aula, conforme a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES. Este resumo destaca as experiências de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB / Campus VIII - Paulo Afonso-BA, durante o PRP no ano letivo de 2023, em turmas do Ensino Fundamental II. O objetivo do projeto formativo da Residência Pedagógica foi promover formas significativas de ensino que viabilizem a efetivação da alfabetização científica no ensino de Ciências, em turmas do Ensino Fundamental II, em escola pública, do estado da Bahia. Este processo, ocorreu em três etapas: observação, coparticipação e regência, o que lhes permitiu familiarizar-se com o ambiente escolar, aproximar-se dos alunos e ganhar autonomia e confiança na condução das atividades educativas. No período de regência, entre fevereiro e dezembro de 2023, foram realizadas atividades, experimentos, projetos, dinâmicas diversificadas e aulas expositivas de Ciências focadas na Alfabetização Científica, enquanto processo de planejamento de um ensino que permita aos alunos interagirem com diferentes culturas e perspectivas sobre fenômenos naturais e socioambientais, promovendo uma aprendizagem consciente e acessível e incentivando uma abordagem crítica e contextualizada dos conteúdos de Ciências. O impacto positivo do PRP na formação de professores e no ambiente escolar evidencia sua importância para o desenvolvimento de práticas educativas em ciências, de forma contextualizadas e significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.