DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107362 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 2438 "titulo" => "DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes do 9º ano, a concepção de meio ambiente predominante. O seu desenvolvimento se deu mediante estudos individuais e em grupos, reuniões de planejamento das ações, sessões de observações participantes, além de atividades diagnósticas nas turmas envolvidas, que serviram de base para análises. A partir dos resultados obtidos, identificamos uma predominante presença de uma visão naturalista, mas também é notório traços de uma percepção mais crítica. Assim, torna-se evidente a importância de refletir e assegurar a formação continuada e a utilização de metodologias ativas que considerem o contexto dos estudantes para construir uma ampliação mais ampla da concepção de Meio Ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2438_TB530_23042024182205.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ELLEN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva24221@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107362 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 2438 "titulo" => "DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes do 9º ano, a concepção de meio ambiente predominante. O seu desenvolvimento se deu mediante estudos individuais e em grupos, reuniões de planejamento das ações, sessões de observações participantes, além de atividades diagnósticas nas turmas envolvidas, que serviram de base para análises. A partir dos resultados obtidos, identificamos uma predominante presença de uma visão naturalista, mas também é notório traços de uma percepção mais crítica. Assim, torna-se evidente a importância de refletir e assegurar a formação continuada e a utilização de metodologias ativas que considerem o contexto dos estudantes para construir uma ampliação mais ampla da concepção de Meio Ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2438_TB530_23042024182205.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ELLEN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva24221@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }