ATIVIDADES CRIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS SOBRE O TEOREMA DE PITÁGORAS E CILINDROS.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107309 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "ATIVIDADES CRIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS SOBRE O TEOREMA DE PITÁGORAS E CILINDROS." "resumo" => "Durante os dois meses de observação, realizamos um estudo qualitativo descritivo utilizando o método de pesquisa-ação em quatro aulas ministradas em três turmas do 1º ano do ensino médio. A análise de redações de alunos sobre "Por que não gosto de matemática?" revelou uma falta de compreensão das origens e aplicações dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Implementamos uma abordagem que aposta na pesquisa matemática e na contextualização dos conteúdos, seguindo a personalização do ensino e da aprendizagem. Na primeira aula, utilizamos recursos como pincel, quadro branco e datashow para introduzir e explorar o teorema de Pitágoras, o conceito de triângulo retângulo e suas aplicações através de exercícios contextualizados. Na segunda aula, os alunos trabalharam em grupos com um quebra-cabeça e um questionário, enquanto outros grupos trabalharam com um passo a passo para desenvolver a fórmula do teorema de Pitágoras. Na terceira aula, os grupos combinaram suas soluções. Na quarta aula, exploramos os conceitos de sólidos geométricos usando materiais do dia a dia, como latas e rolos de papel higiênico, e realizamos atividades em grupo para calcular o volume de cilindros. Os resultados indicam uma melhoria na compreensão dos alunos sobre os conceitos matemáticos, demonstrando a eficácia da abordagem personalizada e contextualizada no ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2636_TB438_23032024214305.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE LIMA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE CRUZ" "autor_email" => "aldc.mat22@uea.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107309 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "ATIVIDADES CRIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS SOBRE O TEOREMA DE PITÁGORAS E CILINDROS." "resumo" => "Durante os dois meses de observação, realizamos um estudo qualitativo descritivo utilizando o método de pesquisa-ação em quatro aulas ministradas em três turmas do 1º ano do ensino médio. A análise de redações de alunos sobre "Por que não gosto de matemática?" revelou uma falta de compreensão das origens e aplicações dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Implementamos uma abordagem que aposta na pesquisa matemática e na contextualização dos conteúdos, seguindo a personalização do ensino e da aprendizagem. Na primeira aula, utilizamos recursos como pincel, quadro branco e datashow para introduzir e explorar o teorema de Pitágoras, o conceito de triângulo retângulo e suas aplicações através de exercícios contextualizados. Na segunda aula, os alunos trabalharam em grupos com um quebra-cabeça e um questionário, enquanto outros grupos trabalharam com um passo a passo para desenvolver a fórmula do teorema de Pitágoras. Na terceira aula, os grupos combinaram suas soluções. Na quarta aula, exploramos os conceitos de sólidos geométricos usando materiais do dia a dia, como latas e rolos de papel higiênico, e realizamos atividades em grupo para calcular o volume de cilindros. Os resultados indicam uma melhoria na compreensão dos alunos sobre os conceitos matemáticos, demonstrando a eficácia da abordagem personalizada e contextualizada no ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2636_TB438_23032024214305.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE LIMA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE CRUZ" "autor_email" => "aldc.mat22@uea.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }