CALEFFI, Calebe Rodrigues et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107117>. Acesso em: 22/12/2024 18:19
O presente trabalho expandido visa em sua complexidade apresentar as práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocorrido entre os meses de fevereiro à outubro, de 2023, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, de tempo integral, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes - Ensino Fundamental II e Médio, pertencente ao Núcleo Regional de Educação do município de Londrina (NRE- Londrina). Nesse sentido, pelo fato do PIBID Letras Espanhol ser desenvolvido sob a supervisão de uma docente da Educação Básica e sob coordenação de uma docente da UEL, será destacada ao longo do trabalho uma das propostas relacionadas ao Programa, bem como a importância da valorização da língua espanhola frente à musicalidade da banda mexicana Rebelde e sua estruturação social, histórica e cultural enraizada. Diante disso, busca-se explicitar o quanto a utilização da musicalidade associado ao ensino-aprendizagem da língua espanhola contribuiu para um grande protagonismo em que os alunos puderam aprender mais por meio do dinamismo e se construir a partir da conscientização sobre o senso de pluralidade e culturalidade linguística social existente.