Artigo CONEDU - História da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-81-6

(DES) CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCENTES EM DISPUTA NOS PERIÓDICOS DE UBERLÂNDIA (1978 E 1979)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106058
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 6233
    "inscrito_id" => 21378
    "titulo" => "(DES) CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCENTES EM DISPUTA NOS PERIÓDICOS DE UBERLÂNDIA (1978 E 1979)"
    "resumo" => "Professoras e professores, em diferentes lugares e tempos históricos, foram e são reconhecidos como profissionais com muita relevância à sociedade. Apesar disso, tal relevância não repercute em condições de trabalho e, sobretudo, melhor remuneração, compatíveis com a importância apregoada pelos vários discursos. O próprio discurso que enaltece pode, em diversas circunstâncias e por variados fatores, tornar-se negativo. Tais alterações podem ser percebidas, especialmente pelo acompanhamento dos meios de comunicação e as distintas representações de profissional docente que eles colocam em circulação. Diante deste cenário e, a partir do conceito de Representações de Roger Chartier (2002) e da Sociologia Figuracional de Norbert Elias (1999), a presente proposta de trabalho busca compreender quais as representações sociais e sobre qual categoria profissional docente foram postas em circulação pela imprensa de Uberlândia/MG, ao longo da cobertura da greve docente de maio/junho de 1979. O movimento foi a primeira greve docente que contou com a adesão de profissionais em Uberlândia, embalado pelas diversas reivindicações que marcam o fim dos anos 1970, com o início do processo de abertura da ditadura civil/militar e também pelas mudanças sociais que impactavam a sociedade nacional e local. Em contraponto, foram também observadas as publicações dos periódicos em outubro de 1978, durante os eventos de celebração do “Dia do Professor”, que demonstram outras representações em disputa. Para analisar essas modificações, optamos por utilizar como documento a imprensa, a partir dos periódicos Correio de Uberlândia e O Triângulo, os dois principais meios de comunicação impressa em circulação no período. Os resultados mostram que ainda persistia a representação da docência como sacerdócio, especialmente numa figuração social conservadora, na qual o exercício da profissão era predominantemente feminino e visto como menos relevante, portanto, menos digno de reconhecimento e salários justos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21378_TB6233_16112023052402.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA MENEGOTTO SPANNENBERG"
    "autor_nome_curto" => "ANA SPANNENBERG"
    "autor_email" => "anaspann@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106058
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 6233
    "inscrito_id" => 21378
    "titulo" => "(DES) CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCENTES EM DISPUTA NOS PERIÓDICOS DE UBERLÂNDIA (1978 E 1979)"
    "resumo" => "Professoras e professores, em diferentes lugares e tempos históricos, foram e são reconhecidos como profissionais com muita relevância à sociedade. Apesar disso, tal relevância não repercute em condições de trabalho e, sobretudo, melhor remuneração, compatíveis com a importância apregoada pelos vários discursos. O próprio discurso que enaltece pode, em diversas circunstâncias e por variados fatores, tornar-se negativo. Tais alterações podem ser percebidas, especialmente pelo acompanhamento dos meios de comunicação e as distintas representações de profissional docente que eles colocam em circulação. Diante deste cenário e, a partir do conceito de Representações de Roger Chartier (2002) e da Sociologia Figuracional de Norbert Elias (1999), a presente proposta de trabalho busca compreender quais as representações sociais e sobre qual categoria profissional docente foram postas em circulação pela imprensa de Uberlândia/MG, ao longo da cobertura da greve docente de maio/junho de 1979. O movimento foi a primeira greve docente que contou com a adesão de profissionais em Uberlândia, embalado pelas diversas reivindicações que marcam o fim dos anos 1970, com o início do processo de abertura da ditadura civil/militar e também pelas mudanças sociais que impactavam a sociedade nacional e local. Em contraponto, foram também observadas as publicações dos periódicos em outubro de 1978, durante os eventos de celebração do “Dia do Professor”, que demonstram outras representações em disputa. Para analisar essas modificações, optamos por utilizar como documento a imprensa, a partir dos periódicos Correio de Uberlândia e O Triângulo, os dois principais meios de comunicação impressa em circulação no período. Os resultados mostram que ainda persistia a representação da docência como sacerdócio, especialmente numa figuração social conservadora, na qual o exercício da profissão era predominantemente feminino e visto como menos relevante, portanto, menos digno de reconhecimento e salários justos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21378_TB6233_16112023052402.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA MENEGOTTO SPANNENBERG"
    "autor_nome_curto" => "ANA SPANNENBERG"
    "autor_email" => "anaspann@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151234-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151234-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Professoras e professores, em diferentes lugares e tempos históricos, foram e são reconhecidos como profissionais com muita relevância à sociedade. Apesar disso, tal relevância não repercute em condições de trabalho e, sobretudo, melhor remuneração, compatíveis com a importância apregoada pelos vários discursos. O próprio discurso que enaltece pode, em diversas circunstâncias e por variados fatores, tornar-se negativo. Tais alterações podem ser percebidas, especialmente pelo acompanhamento dos meios de comunicação e as distintas representações de profissional docente que eles colocam em circulação. Diante deste cenário e, a partir do conceito de Representações de Roger Chartier (2002) e da Sociologia Figuracional de Norbert Elias (1999), a presente proposta de trabalho busca compreender quais as representações sociais e sobre qual categoria profissional docente foram postas em circulação pela imprensa de Uberlândia/MG, ao longo da cobertura da greve docente de maio/junho de 1979. O movimento foi a primeira greve docente que contou com a adesão de profissionais em Uberlândia, embalado pelas diversas reivindicações que marcam o fim dos anos 1970, com o início do processo de abertura da ditadura civil/militar e também pelas mudanças sociais que impactavam a sociedade nacional e local. Em contraponto, foram também observadas as publicações dos periódicos em outubro de 1978, durante os eventos de celebração do “Dia do Professor”, que demonstram outras representações em disputa. Para analisar essas modificações, optamos por utilizar como documento a imprensa, a partir dos periódicos Correio de Uberlândia e O Triângulo, os dois principais meios de comunicação impressa em circulação no período. Os resultados mostram que ainda persistia a representação da docência como sacerdócio, especialmente numa figuração social conservadora, na qual o exercício da profissão era predominantemente feminino e visto como menos relevante, portanto, menos digno de reconhecimento e salários justos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.