Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-85-4

ESPAÇOS DE DEBATES ENTRE ADOLESCENTES HOMENS: RELATO DE UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105946
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 8784
    "titulo" => "ESPAÇOS DE DEBATES ENTRE ADOLESCENTES HOMENS: RELATO DE UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente estudo foi elaborado a partir de um relato de experiência advindo de um projeto de iniciação científica, desenvolvido com por um grupo de adolescentes homens de uma escola Estadual Pública do interior do Maranhão, Brasil. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral destacar os espaços que possibilitaram aos adolescentes do sexo masculino expressarem seus pensamentos acerca de questões que perpassam sua existência, como, por exemplo, questões de gênero, violência e sexualidade. Além disso, buscou-se identificar suas vulnerabilidades tornando-os protagonistas de seu processo de desenvolvimento. Houve a assistência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Curso de Enfermagem no Campus Bacabal, e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para o desenvolvimento de algumas ações. Quanto à metodologia, foi de abordagem qualitativa, com aproximação da pesquisa-ação, sendo realizadas oficinas por um acadêmico de Enfermagem sob orientação de uma professora universitária, para dez adolescentes entre a faixa etária de 13 a 18 anos. Destaca-se que esses jovens serviam de multiplicadores da proposta, repassando as aprendizagens para os demais estudantes daquela escola. Como resultados pode-se destacar que foram realizadas durante 12 meses, 50 oficinas sobre diversos temas, a saber: infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez e paternidade na adolescência, violência, Bullying, preconceito. Já nas rodas de conversa, os adolescentes apresentavam o que aprendiam durante as oficinas para outros adolescentes (homens e mulheres) da mesma escola. Ao final das atividades, é possível argumentar que existe a necessidade de articular espaços para que os adolescentes dialoguem sobre suas inquietações. E assim, compartilharem suas subjetividades para os demais pares. Espaços estes que podem ser na escola, ou em grupos direcionados, como o presente, proporcionado pelo Curso de Enfermagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID8784_TB2878_21082023154239.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE VIEIRA DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.macedo@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105946
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 8784
    "titulo" => "ESPAÇOS DE DEBATES ENTRE ADOLESCENTES HOMENS: RELATO DE UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente estudo foi elaborado a partir de um relato de experiência advindo de um projeto de iniciação científica, desenvolvido com por um grupo de adolescentes homens de uma escola Estadual Pública do interior do Maranhão, Brasil. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral destacar os espaços que possibilitaram aos adolescentes do sexo masculino expressarem seus pensamentos acerca de questões que perpassam sua existência, como, por exemplo, questões de gênero, violência e sexualidade. Além disso, buscou-se identificar suas vulnerabilidades tornando-os protagonistas de seu processo de desenvolvimento. Houve a assistência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Curso de Enfermagem no Campus Bacabal, e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para o desenvolvimento de algumas ações. Quanto à metodologia, foi de abordagem qualitativa, com aproximação da pesquisa-ação, sendo realizadas oficinas por um acadêmico de Enfermagem sob orientação de uma professora universitária, para dez adolescentes entre a faixa etária de 13 a 18 anos. Destaca-se que esses jovens serviam de multiplicadores da proposta, repassando as aprendizagens para os demais estudantes daquela escola. Como resultados pode-se destacar que foram realizadas durante 12 meses, 50 oficinas sobre diversos temas, a saber: infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez e paternidade na adolescência, violência, Bullying, preconceito. Já nas rodas de conversa, os adolescentes apresentavam o que aprendiam durante as oficinas para outros adolescentes (homens e mulheres) da mesma escola. Ao final das atividades, é possível argumentar que existe a necessidade de articular espaços para que os adolescentes dialoguem sobre suas inquietações. E assim, compartilharem suas subjetividades para os demais pares. Espaços estes que podem ser na escola, ou em grupos direcionados, como o presente, proporcionado pelo Curso de Enfermagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID8784_TB2878_21082023154239.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE VIEIRA DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.macedo@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente estudo foi elaborado a partir de um relato de experiência advindo de um projeto de iniciação científica, desenvolvido com por um grupo de adolescentes homens de uma escola Estadual Pública do interior do Maranhão, Brasil. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral destacar os espaços que possibilitaram aos adolescentes do sexo masculino expressarem seus pensamentos acerca de questões que perpassam sua existência, como, por exemplo, questões de gênero, violência e sexualidade. Além disso, buscou-se identificar suas vulnerabilidades tornando-os protagonistas de seu processo de desenvolvimento. Houve a assistência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Curso de Enfermagem no Campus Bacabal, e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para o desenvolvimento de algumas ações. Quanto à metodologia, foi de abordagem qualitativa, com aproximação da pesquisa-ação, sendo realizadas oficinas por um acadêmico de Enfermagem sob orientação de uma professora universitária, para dez adolescentes entre a faixa etária de 13 a 18 anos. Destaca-se que esses jovens serviam de multiplicadores da proposta, repassando as aprendizagens para os demais estudantes daquela escola. Como resultados pode-se destacar que foram realizadas durante 12 meses, 50 oficinas sobre diversos temas, a saber: infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez e paternidade na adolescência, violência, Bullying, preconceito. Já nas rodas de conversa, os adolescentes apresentavam o que aprendiam durante as oficinas para outros adolescentes (homens e mulheres) da mesma escola. Ao final das atividades, é possível argumentar que existe a necessidade de articular espaços para que os adolescentes dialoguem sobre suas inquietações. E assim, compartilharem suas subjetividades para os demais pares. Espaços estes que podem ser na escola, ou em grupos direcionados, como o presente, proporcionado pelo Curso de Enfermagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.