Artigo CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-88-5

EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NO PROCESSO AVALIATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 09 - Educação Infantil
0 of 0
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105891 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 3838 "inscrito_id" => 17577 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NO PROCESSO AVALIATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas durante a pandemia e, para os professores, o peso disso parece ter sido ainda maior, pois as expectativas depositadas sobre os docentes foram enormes, Esperávamos, na verdade, que os mesmos resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes, mas em um contexto totalmente diferente e sem lhes apresentarem na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente. A avaliação, ao longo do tempo, vem sendo tema de estudo e pesquisa. Porém, esses reflexos pouco têm chegado ao chão da escola e nos cursos de Formação Continuada, na busca de um processo inclusivo que caminhe junto e oriente o processo de aprendizagem e a prática pedagógica. A proposta deste artigo visa subsidiar o trabalho dos professores, proporcionando uma reflexão coletiva de caráter teórico-prático sobre as concepções e as práticas de avaliação mais presentes nos Centros Municipais de Educação Infantil ao buscar a construção de instrumentos avaliativos orientados por uma perspectiva formativa para subsidiar o trabalho dos professores. Por meio de um processo dialógico, com esses professores, objetiva-se reunir essas reflexões na forma de um e-book para orientar as docentes nessa etapa da Educação Básica. Para tanto, o caminho é o realizar com professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) um curso de formação, de modo a oferecer momentos de aprendizagem referente ao processo avaliativo do ser humano de até cinco anos de idade.O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17577_TB3838_19112023215059.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA CANDIDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariacandido@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105891 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 3838 "inscrito_id" => 17577 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NO PROCESSO AVALIATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas durante a pandemia e, para os professores, o peso disso parece ter sido ainda maior, pois as expectativas depositadas sobre os docentes foram enormes, Esperávamos, na verdade, que os mesmos resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes, mas em um contexto totalmente diferente e sem lhes apresentarem na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente. A avaliação, ao longo do tempo, vem sendo tema de estudo e pesquisa. Porém, esses reflexos pouco têm chegado ao chão da escola e nos cursos de Formação Continuada, na busca de um processo inclusivo que caminhe junto e oriente o processo de aprendizagem e a prática pedagógica. A proposta deste artigo visa subsidiar o trabalho dos professores, proporcionando uma reflexão coletiva de caráter teórico-prático sobre as concepções e as práticas de avaliação mais presentes nos Centros Municipais de Educação Infantil ao buscar a construção de instrumentos avaliativos orientados por uma perspectiva formativa para subsidiar o trabalho dos professores. Por meio de um processo dialógico, com esses professores, objetiva-se reunir essas reflexões na forma de um e-book para orientar as docentes nessa etapa da Educação Básica. Para tanto, o caminho é o realizar com professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) um curso de formação, de modo a oferecer momentos de aprendizagem referente ao processo avaliativo do ser humano de até cinco anos de idade.O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17577_TB3838_19112023215059.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA CANDIDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariacandido@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas durante a pandemia e, para os professores, o peso disso parece ter sido ainda maior, pois as expectativas depositadas sobre os docentes foram enormes, Esperávamos, na verdade, que os mesmos resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes, mas em um contexto totalmente diferente e sem lhes apresentarem na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente. A avaliação, ao longo do tempo, vem sendo tema de estudo e pesquisa. Porém, esses reflexos pouco têm chegado ao chão da escola e nos cursos de Formação Continuada, na busca de um processo inclusivo que caminhe junto e oriente o processo de aprendizagem e a prática pedagógica. A proposta deste artigo visa subsidiar o trabalho dos professores, proporcionando uma reflexão coletiva de caráter teórico-prático sobre as concepções e as práticas de avaliação mais presentes nos Centros Municipais de Educação Infantil ao buscar a construção de instrumentos avaliativos orientados por uma perspectiva formativa para subsidiar o trabalho dos professores. Por meio de um processo dialógico, com esses professores, objetiva-se reunir essas reflexões na forma de um e-book para orientar as docentes nessa etapa da Educação Básica. Para tanto, o caminho é o realizar com professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) um curso de formação, de modo a oferecer momentos de aprendizagem referente ao processo avaliativo do ser humano de até cinco anos de idade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.