O presente trabalho teve como objetivo estruturar e aplicar uma oficina pedagógica sobre a temática Nanociência para a promoção da divulgação científica no contexto da formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Utilizamos como aporte metodológico para a estruturação da oficina o trabalho de Morais, Ferreira e Simões Neto (2019). Logo, estruturamos e aplicamos uma oficina pedagógica formativa para licenciandos em Ciências da Natureza que cursavam a disciplina de estágio supervisionada II, estágio de regência, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara. O referido campus fica localizado na cidade de São Raimundo Nonato-PI. A oficina abordava o tema nanoalimentos, fazendo relação com o conteúdo de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. A oficina foi realizada de forma remota com encontros síncronos, utilizando o Google Meet e atividades assíncronas por meio do Google Classroom. Após a realização da oficina aplicamos um questionário por meio Google Forms para a avaliação da oficina. Desse modo, a partir da percepção dos licenciandos em Ciências concluímos que a oficina contribuiu para formação inicial docente assim como é importante e necessário abordagens que vislumbram a aprendizagem e divulgação em Ciências a partir de temáticas contemporâneas científicas, como a Nanociência e Nanotecnologia. Esperamos que as aprendizagens fomentadas a partir da nossa oficina tenham rebatimentos positivos a futura prática docente desses licenciandos de Ciências.