As imagens fotográficas são recursos metodológicos de grande potencial no ensino básico por proporcionarem uma visão de mundo a partir da realidade e do contexto do aluno, além de contemplar diferentes dimensões da vida do discente para além das imagens generalistas dos materiais didáticos corriqueiramente utilizados em sala de aula. Porém, esse recurso é pouco explorado no contexto do ensino de geografia, onde as dificuldades financeiras das escolas para a aquisição de recursos metodológicos é um dos principais empecilhos para a utilização de imagens fotográficas e de outros recursos alternativos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo relatar experiências das atividades desenvolvidas a partir da utilização de imagens fotográficas impressas como recurso metodológico no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) do subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras/Paraíba em uma escola fundamental de ensino. Para tanto, realizamos uma oficina temática acerca da categoria de análise da paisagem e seus elementos naturais, culturais e invisíveis abordados através de imagens em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da escola municipal Cecília Estolano Meireles. Assim, utilizamos as imagens fotográficas das paisagens de Cajazeiras como recurso metodológico para demonstrar o mosaico paisagístico que a cidade possui, dando ênfase desde as paisagens naturais, culturais até as paisagens invisíveis. Por fim, identificamos que os alunos conseguiram compreender como a paisagem está próximo de sua realidade, além de compreender melhor as múltiplas paisagens da cidade de Cajazeiras através das imagens fotográficas.