O objetivo foi analisar concepções dos partícipes do PRP da UESPI/Edição 2022-2024, norteados por três categorias: 1) Percepção do próprio perfil; 2) Representação social relacionada a postura profissional docente; e, 3) Noções das estratégias metodológicas. A metodologia é de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti. Utilizou-se um questionário validado por Júnior et al., (2020) e adaptado para esta investigação, em um universo de 510 integrantes, aplicado no final do primeiro módulo. A amostra foi de 191, entre docentes orientadores, preceptores e residentes que se propuseram a responder o Google Forms. A seleção da amostra foi aleatória e espontânea para realização da avaliação diagnóstica do programa, não houve exclusões de respostas. Os resultados revelaram que a maioria optou por ser professor e anseiam por aprenderem estratégias de ensino inovadoras. Mais de 50% dos avaliados concordaram que a postura do professor deve estar em constante avaliação, que sua formação acadêmica deve alinhar as concepções humanistas para se adequar a sala de aula, uma vez que, o desenvolvimento integral, afetivo-social, cognitivo e motor, do aluno se tornam prioridade. Predominou também os que concordaram, que o método selecionado faz a diferença para tornar o aprendizado eficaz, além de destacarem que a formação inicial contribui para desenvolver um professor autônomo, crítico e reflexivo mesmo antes de finalizarem a graduação. Portanto, concluiu-se neste estudo, que o programa provocou impactos positivos em seus integrantes, pois estes, apresentaram convicções modernas e eficientes para alcançar o aprendizado de forma auspiciosa, baseado nas três categorias avaliadas: perfil, postura e métodos.