O presente artigo tem como objetivo explorar alguns dos principais desafios de aprendizagem no período de alfabetização infantil e apresentar uma discussão sobre possibilidades de intervenção a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas a fim de que o aluno tenha sucesso nessa etapa da escolarização. O trabalho é resultado de reflexões após algumas intervenções pedagógicas atentas, relacionando aspectos teórico-metodológicos que podem fornecer subsídios para um processo de ensino e aprendizagem relevante. Como recorte teórico que compõe a base deste trabalho, temos as autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), cuja estrutura teórico-metodológica provém do construtivismo de Jean Piaget (1896 - 1980). E, como base normativa, temos a BNCC - Base Nacional Comum Curricular para nortear as ações de planejamento das ações pedagógicas em sala de aula. Os resultados demonstram a importância de o professor considerar o aluno como um sujeito dotado de inteligência e, por isso, estar atento às práticas pedagógicas adotadas, considerando, inclusive, diversificá-las, caso julgue necessário.