Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METACOGNIÇÃO E ERGOAVALIAÇÃO: PRÁTICAS PARA ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E A ÉTICA NA SALA DE AULA

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste relato, situado no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) da CAPES, nos debruçamos sobre práticas pedagógicas emancipatórias em uma escola estadual em Belo Horizonte. A experiência empregou a Técnica dos Seis Chapéus de Edward de Bono e a Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, não como instrumentos para mensuração de resultados, mas como estratégias dialógicas que potencializaram, por meio da metacognição, a consciência crítica, ética e estética dos estudantes. Tais abordagens têm como objetivo a formação de cidadãos ativos e responsáveis na (co)construção de uma sociedade democrática, justa, inclusiva e solidária. Esta experiência também mostra a noção de ergoavaliação, arcabouço teórico da ergologia, como um elemento de compreensão do processo formativo e das condições para a realização das aprendizagens centralizadas na experiência humana em sua multiplicidade, superando a autorregulação. Ademais, este constructo sublinha as condições materiais e simbólicas, recursos e a dinâmica coletiva da sala de aula como elementos intrínsecos ao processo educativo. Para isso, usamos Fichas Metacognitivas para estimular a autoconsciência reflexiva dos estudantes e tornar visíveis as nuances da prática educativa colaborativa. Ao focar na ergoavaliação, os dados sugerem que os estudantes, além de aprimorar a qualidade de sua participação, tornaram-se mais conscientes de seu papel como membros de uma comunidade educativa.

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