No cenário educacional, a afetividade desempenha um papel de suma importância na internalização do aprendizado e no desenvolvimento integral dos alunos. A empatia e o interesse genuíno demonstrado pelo docente são fundamentais para nutrir a autoestima dos alunos e promover a autoconfiança. Os alunos sentem-se valorizados e reconhecidos, o que os motiva a participar ativamente das discussões em sala de aula. Sendo assim, este relato de experiência reflete acerca da importância da afetividade nas aulas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental, criando um ambiente afetivo promovedor do interesse mútuo, participação e desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados no mundo científico e social. O referencial teórico-metodológico norteou-se a partir dos preceitos de Freire (2011), Tardif (2014) e Mendes (2017), que reforçam a importância da relação professor-aluno para o êxito do ensino e da aprendizagem. Os resultados mostraram-se positivos e foram notados à medida que os alunos passaram a demonstrar maior entusiasmo pela disciplina, refletindo melhora em seus desempenhos.