USO DE REALIDADE VIRTUAL NO DÉFICIT DE EQUILÍBRIO DA PESSOA IDOSA: REVISÃO DE LITERATURA
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102363 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 1253 "inscrito_id" => 3396 "titulo" => "USO DE REALIDADE VIRTUAL NO DÉFICIT DE EQUILÍBRIO DA PESSOA IDOSA: REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O processo de envelhecimento ocorre de maneira gradual, causando diversas modificações na vida dos idosos, uma dessas alterações é o déficit de equilíbrio que acarreta uma diminuição de sua capacidade funcional. Uma das técnicas de tratamento que pode ser utilizada para tratar esses distúrbios de equilíbrio é a realidade virtual, também conhecida como gameterapia, capaz de inserir o indivíduo no mundo virtual prevenindo e reabilitando no déficit de equilíbrio. O presente estudo visa analisar mediante uma revisão de literatura os efeitos da realidade virtual no equilíbrio de indivíduos da terceira idade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e integrativa, de natureza exploratória e descritiva, com o intuito de reunir estudos sobre o tema e discutir os resultados obtidos nestes materiais. Os artigos selecionados foram extraídos das seguintes bases de dados: Google Acadêmico e SciELO. A partir dos critérios de elegibilidade, foram selecionados artigos com idioma português e inglês, entre os anos de 2017 e 2021, com 4 artigos selecionados ao final para a pesquisa. Nesses artigos foi possível comprovar que o uso da realidade virtual no tratamento do déficit de equilíbrio na pessoa idosa melhora a autoconfiança, marcha, atenção e memória, quando desejado melhores resultados é indicado associação com exercício físico e/ou cinesioterapia. À vista disso, fica notório a importância da realidade virtual no ambiente fisioterapêutico para melhores resultados em relação ao equilíbrio dos idosos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 20 - Fisioterapia e Terapias Complementares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV191_MD4_ID3396_TB1253_10112023163437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA MACENA FEITOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Millena Macena" "autor_email" => "millena.mmfs20@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102363 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 1253 "inscrito_id" => 3396 "titulo" => "USO DE REALIDADE VIRTUAL NO DÉFICIT DE EQUILÍBRIO DA PESSOA IDOSA: REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O processo de envelhecimento ocorre de maneira gradual, causando diversas modificações na vida dos idosos, uma dessas alterações é o déficit de equilíbrio que acarreta uma diminuição de sua capacidade funcional. Uma das técnicas de tratamento que pode ser utilizada para tratar esses distúrbios de equilíbrio é a realidade virtual, também conhecida como gameterapia, capaz de inserir o indivíduo no mundo virtual prevenindo e reabilitando no déficit de equilíbrio. O presente estudo visa analisar mediante uma revisão de literatura os efeitos da realidade virtual no equilíbrio de indivíduos da terceira idade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e integrativa, de natureza exploratória e descritiva, com o intuito de reunir estudos sobre o tema e discutir os resultados obtidos nestes materiais. Os artigos selecionados foram extraídos das seguintes bases de dados: Google Acadêmico e SciELO. A partir dos critérios de elegibilidade, foram selecionados artigos com idioma português e inglês, entre os anos de 2017 e 2021, com 4 artigos selecionados ao final para a pesquisa. Nesses artigos foi possível comprovar que o uso da realidade virtual no tratamento do déficit de equilíbrio na pessoa idosa melhora a autoconfiança, marcha, atenção e memória, quando desejado melhores resultados é indicado associação com exercício físico e/ou cinesioterapia. À vista disso, fica notório a importância da realidade virtual no ambiente fisioterapêutico para melhores resultados em relação ao equilíbrio dos idosos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 20 - Fisioterapia e Terapias Complementares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV191_MD4_ID3396_TB1253_10112023163437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA MACENA FEITOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Millena Macena" "autor_email" => "millena.mmfs20@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }