O processo de envelhecimento ocorre de maneira gradual, causando diversas modificações na vida dos idosos, uma dessas alterações é o déficit de equilíbrio que acarreta uma diminuição de sua capacidade funcional. Uma das técnicas de tratamento que pode ser utilizada para tratar esses distúrbios de equilíbrio é a realidade virtual, também conhecida como gameterapia, capaz de inserir o indivíduo no mundo virtual prevenindo e reabilitando no déficit de equilíbrio. O presente estudo visa analisar mediante uma revisão de literatura os efeitos da realidade virtual no equilíbrio de indivíduos da terceira idade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e integrativa, de natureza exploratória e descritiva, com o intuito de reunir estudos sobre o tema e discutir os resultados obtidos nestes materiais. Os artigos selecionados foram extraídos das seguintes bases de dados: Google Acadêmico e SciELO. A partir dos critérios de elegibilidade, foram selecionados artigos com idioma português e inglês, entre os anos de 2017 e 2021, com 4 artigos selecionados ao final para a pesquisa. Nesses artigos foi possível comprovar que o uso da realidade virtual no tratamento do déficit de equilíbrio na pessoa idosa melhora a autoconfiança, marcha, atenção e memória, quando desejado melhores resultados é indicado associação com exercício físico e/ou cinesioterapia. À vista disso, fica notório a importância da realidade virtual no ambiente fisioterapêutico para melhores resultados em relação ao equilíbrio dos idosos.