Apresentação

Anais XVI Semana de Letras

É com grande satisfação que chegamos a XVI edição da Semana de Letras da UEPB (Campus I); este ano com o tema: “Linguagens, culturas e ensino: diálogos possíveis”. Sem perder o fôlego e a qualidade, o evento se fortaleceu atravessando décadas; ganhou prestígio e identidade; consolidando-se com o esforço de muita gente que contribuiu para professores e alunos reunirem-se a cada dois anos em torno das atualizações científicas produzidas nesta Casa.
Comprometidos com o ensino de língua e literatura – portuguesa, inglesa e espanhola - professores e alunos unem-se, mais uma vez, numa “cooperação intelectual”, cujo grande objetivo é aprofundar e disseminar o conhecimento, através de 6 mesas redondas, 26 minicursos e 25 Grupos de Trabalho (GTs), com comunicações relacionadas às mais diversas áreas de atuação do profissional de Letras.
Esta edição promove um universo heterogêneo de pesquisa, com abordagens e tendências consagradas e inovadoras, respectivamente. A comissão científica sistematizou seu aporte teórico, permitindo a reunião de um conjunto de ideias relevantes ao debate. As ementas propostas se afinam à formação de professores em língua materna, inglesa e espanhola, bem como em suas literaturas condizentes; apontam as bases e desafios para letramento, o ensino e a aprendizagem competentes; apropriam-se do hipertexto – e da leitura de formas mais abrangente – por meio de um cruzamento de fontes e dados que permite notação do macro e microtexto, escansão prosódica e pragmática, através da orientação da linguística e da análise do discurso; por fim, acurando-se da produção, circulação e recepção de textos, os GTs consideram o fato linguístico/literário dentro e fora das balizas da norma culta e/ou cânone ocidental.