Resumo Trabalho

O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO.

Autor(es): MARIA GESSILANE MAGALHAES DE ARAUJO e orientado por EMLY UCHOA

RESUMO Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais.

Veja o artigo completo: PDF